CI

Líder nacional de arroz, RS terá incremento de 2,3% na atual safra

Produção deve passar de 8 mil de toneladas no Rio Grande do Sul



O levantamento de safra de arroz aponta para um decréscimo de área plantada de 0,1% em relação à safra 2012/13. No Rio Grande do Sul, onde se registra a maior área plantada do país, a expectativa é de que atinja os 8.112,9 mil de toneladas, representando um incremento de 2,3% em relação à safra passada. O acréscimo ocorreu em função da
boa disponibilidade de água nos mananciais neste ano e aos preços do produto que superaram o custo de produção.

Com relação à colheita, já concluída, foi observada uma pequena perda de produtividade no terço final da operação, em virtude da ocorrência de altas temperaturas que persistiram por vários dias e amplitude térmica entre o dia e a noite. Outro fator que contribuiu para a perda foi à área semeada fora do período ideal recomendado. 

Em Santa Catarina a colheita também já finalizou, e o desempenho apresentado pela lavoura durante o desenvolvimento vegetativo realizou-se dentro de um quadro de normalidade, afastando um receio inicial da ocorrência de veranico associado a elevadas temperaturas. A produtividade catarinense atingiu 7.110 kg/ha, com um crescimento de 4,1% ao comparar-se com a safra 2012/13.

O destaque da lavoura de arroz neste ano fica por conta do forte crescimento observado da área plantada na Região Centro-Oeste. Foi, inclusive, a única região do país onde houve incrementos em todos os estados da região. Os estimulantes preços de algodão, soja e milho estão, desde o ano passado, criando uma demanda por área agricultável, que está sendo atendida por pastagens degradadas e antieconômicas existentes em larga escala naquela região. Essas pastagens estão sendo reconvertidas para a produção de grãos, e o arroz é a lavoura que primeiro se apropria dessa mudança.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.