CI

Limite de crédito vai afetar produtor de soja

Uma parcela expressiva dos produtores de soja está com llimite de crédito


Representantes dos escritórios de planejamento agropecuário reuniram-se na semana passada com técnicos da agência de agronegócios do Banco do Brasil em Dourados para tratar do custeio da safra 2007/2008 e constataram que o entrave para a contratação de dinheiro novo será o endividamento de grande parte deles.

Segundos os técnicos, uma parcela expressiva dos produtores de soja está com o limite de crédito comprometido, devido a série de prorrogações do débito nas últimas safras (perdidas parcialmente por causa da seca) , o que irá se refletir, agora, na hora de assinar o contrato.

No começo de junho, um grupo com cerca de 200 produtores rurais de Dourados e região entregou no Brasil um comunicado alertando que não teriam condições de quitar as parcelas de custeio e investimento renegociadas nas últimas três safras, que venceriam no dia 15 de junho.

A superintendência do Banco do Brasil recebeu na segunda-feira as instruções para a contratação da nova safra de verão no Estado, mas somente a partir da próxima semana é que efetivamente os agricultores com as contas em dia poderão receber as primeiras parcelas do custeio.

Nesta fase de preparação do plantio da soja – que começará na segunda quinzena de outubro, os agricultores mais endividados e com restrições ao limite de crédito no BB deverão recorrer às cooperativas, revendedoras de insumos e às tradings para conseguir comprar semente e adubo, principais produtos para começar a safra, explicaram os técnicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.