A subsidiária sul-americana da multinacional americana Lindsay Manufactoring Co., que atua no segmento de equipamentos para irrigação, inaugura hoje sua nova fábrica no Brasil com ambiciosos planos de crescimento no país já no curto prazo.
A nova unidade, localizada em Mogi Mirim, no interior paulista, foi montada com a transferência de máquinas e parte dos recursos humanos da fábrica de Piedade, também no interior de São Paulo, em uma adaptação que absorveu investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões. Piedade estava a serviço da Lindsay desde que a empresa passou a operar diretamente no Brasil, em 2001.
A fábrica de Mogi, maior - ocupa uma área de 50 mil metros quadrados - e mais moderna, é considerada fundamental para os planos da Lindsay de crescer 40% no Brasil neste ano-fiscal e de num futuro próximo conquistar a liderança do ramo de soluções para irrigação no país.
Segundo Eugênio Brunheroto, diretor-geral da Lindsay América do Sul, no ano-fiscal 2003 (1º de setembro de 2002 a 31 de agosto do ano passado), o faturamento da divisão alcançou entre R$ 30 milhões e R$ 35 milhões, ante vendas globais do grupo de US$ 173 milhões. A previsão é de que o faturamento total do grupo salte para US$ 195 milhões no ano-fiscal 2004 (1º de setembro de 2003 a 31 de agosto deste ano).
No ano-fiscal 2003, a Lindsay vendeu, no mercado brasileiro, 150 pivôs de irrigação, número que deverá chegar a 200 em 2004, conforme Brunheroto. No total, foram vendidos no mercado nacional 900 pivôs em 2003 e estima-se a comercialização de 950 unidades ao longo deste ano. Os pivôs custam, em média, de R$ 250 mil a R$ 300 mil.
Além de ter como objetivo ampliar negócios no Brasil, a Lindsay também quer transformar o país em plataforma de exportação de pivôs. Até julho, a empresa pretende fechar vendas com clientes da Argentina, Chile, Venezuela e Bolívia, países atualmente atendidos pelos EUA.
No mercado argentino são boas as perspectivas, até porque as vendas de pivô no mercado do vizinho despencaram nos últimos anos em consequência da crise econômica. Na Argentina, afirma Brunheroto, 600 novos pivôs de diferentes marcas chegavam ao campo no passado, número que caiu para uma dezena.
Antes de atuar diretamente no Brasil, a Lindsay mantinha acordo de transferência de tecnologia com a Carborundum, adquirida em 1996 pelo grupo multinacional francês Saint-Gobain. Ao desembarcar diretamente no país, a empresa americana comprou a Hidropower, que tinha ativos que antes haviam pertencido à Carborundum.
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