CI

Live aborda importância do controle biológico de doenças

Palestra promove uma conexão entre o meio científico e a sociedade


Foto: Nadia Borges

O Núcleo de Estudos em Fitopatologia (NEFIP) - criado por iniciativa de alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, promove live sobre a importância do controle biológico de doenças. No encontro, em 9 de março, às 19h30, no canal do NEFIP no YouTube, a palestra será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol.
 
Conforme Bettiol, “o controle biológico de doenças e pragas no Brasil está crescendo em um ritmo superior ao mundial e esse crescimento deverá continuar vigoroso, principalmente devido à disponibilização de novos produtos no mercado. Outro indicador importante é o aumento no número de registro de produtos contendo agentes de controle biológico pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tanto para controlar pragas, como doenças. Atualmente, o Brasil tem 337 produtos contendo agentes de biocontrole registrados”.
 
Ao longo da apresentação, explica o pesquisador, a importância de Trichoderma e de Bacillus como agentes de biocontrole de doenças de plantas será discutida. “Também serão apresentados dados indicando que o Brasil é um dos maiores usuários em nível mundial de agentes de biocontrole, fato que devemos nos orgulhar, pois colabora com o equilíbrio ambiental, bem como com a redução da contaminação dos alimentos, dos agricultores e dos consumidores”, enfatiza Bettiol.
 
Para atingir esses números, as pesquisas foram iniciadas há algumas décadas, tanto na Embrapa, como nas empresas estaduais de pesquisa e nas universidades. Entretanto, acredita Bettiol, que devemos continuar investindo no desenvolvimento de pesquisas em controle biológico para disponibilizarmos aos agricultores novos produtos biológicos para o controle de doenças, pragas e plantas invasoras, bem como para a promoção de crescimento e redução dos estresses abióticos.
 
Além do controle biológico por meio da aplicação de bioagentes (chamado de controle biológico aumentativo), o controle biológico natural continua sendo o mais importante no mundo. Infelizmente, pouca atenção é dada para essa modalidade de controle biológico, tema que será discutido no contexto do aumento da degradação dos solos e das mudanças climáticas. 
 
O NEFIP é filiado ao Departamento de Fitopatologia da UFV, e conta com a orientação do Prof. Eduardo Mizubuti. É um grupo multidisciplinar que reúne graduandos de quatro cursos diferentes (bioquímica, biologia, agronomia e engenharia florestal) e de diferentes períodos da graduação, abrangendo de calouros a formandos. 
 
Conforme Izabel Costa, uma das coordenadoras, o principal objetivo do núcleo é proporcionar aos membros tanto conhecimento científico quanto prático relacionado à fitopatologia, expandindo o aprendizado adquirido pelas matérias da grade curricular. Além disso, o NEFIP preza por levar conteúdos da área da fitopatologia para a comunidade a partir da promoção de eventos abertos ao público. 
 
“Com a execução de atividades que visam à conquista desses objetivos, acreditamos que podemos contribuir positivamente na formação de futuros profissionais mais preparados para o mercado de trabalho assim como também colaborar com a disseminação de conteúdo científico à sociedade”, diz Izabel.
 
A partir da realização da palestra aberta à comunidade “a importância do controle biológico para o controle de doenças”, o grupo busca fomentar a discussão e aprendizado de um tema muito atual e em pauta nas ciências agrárias, o controle biológico, promovendo, assim, uma conexão entre o meio científico e a sociedade. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram (@nefipufv) ou por email ([email protected]).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.