CI

Live da Embrapa lança campanha do morango Brasil Certificado

O lançamento acontecerá no dia 29 abril, às 19h, ao vivo, pelo canal do YouTube da Embrapa.


Foto: Marcel Oliveira

A Embrapa completa, neste mês, 48 anos de existência. Ao longo deste tempo, vem colaborando fortemente para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Como parte das festividades de aniversário da empresa, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) fará o lançamento de uma série de quatro vídeos sobre o morango Brasil Certificado, obtido com a adoção da tecnologia da Produção Integrada. O lançamento acontecerá no dia 29 abril, às 19h, ao vivo, pelo canal do YouTube da Embrapa.

Trata-se de um protocolo de produção que prioriza as boas práticas agrícolas e de manuseio dos produtos, com rastreabilidade e respeito ao ambiente, ao trabalhador rural e aos consumidores. O produtor que adere ao sistema de produção integrada, quando passa pelas auditorias de certificação e demonstra seguir adequadamente todas as normas, recebe autorização para usar o selo “Brasil Certificado”, que tem o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com objetivo de mostrar, na prática, todos os cuidados no cultivo e manuseio do morango Brasil Certificado, a série de vídeos usa uma abordagem cinematográfica e documental, dando voz a produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos no sistema.

Com uma narrativa estimulante, imagens marcantes captadas nos locais de produção e depoimentos emocionantes de agricultores e técnicos entrevistados, a série é aberta por um primeiro vídeo focado na alta qualidade e segurança para o consumidor. O morango pode ser consumido diretamente do pé, afirmam os produtores certificados. 

O segundo vídeo apresenta a excelência na produção, toda proveniente de produtores e empresas familiares. “O morango que comercializamos é o mesmo morango que ofereço para meus netos”, afirma Dante Andreazza, da South Berry Andreazza, empresa gaúcha certificada desde 2017. 

O terceiro vídeo apresenta o foco na sustentabilidade e na produção consciente, com uso apropriado do solo e dos recursos hídricos, sempre priorizando os controles biológicos de pragas e doenças. 

O quarto vídeo encerra a série, mostrando toda a ciência envolvida nos programas de produção integrada, que leva os resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação até o produtor rural, permitindo que a tecnologia caminhe desde o campo até a mesa do consumidor.

A pesquisadora Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente, que trabalha nesse projeto desde 2006, destaca que os consumidores brasileiros conhecem e consomem produtos orgânicos, mas poucos conhecem esta outra certificação que garante altíssima qualidade e segurança dos produtos. Foi pensando em mostrar mais essa opção de morango saudável que resolvemos lançar esta campanha de divulgação, afirma.

Com duração média de 1 minuto cada, os vídeos são dirigidos ao consumidor final e o lançamento tem o apoio do MAPA, das Prefeituras de Atibaia e Jarinu, da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região e das empresas certificadas: Granja Andreazza, South Berry Andreazza e Staw Agricultura, todos participando do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.