CI

Livro aborda tecnologia de produção do amendoim

O livro atende tanto a finalidade didática como a de extensão, trazendo informação técnica atualizada e adequada aos produtores rurais


A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar o livro “O Amendoim: Tecnologia de Produção”, de João Nakagawa e Ciro Antônio Rosolem, ambos professores do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.

O projeto inicial da obra tinha um caráter essencialmente didático. Mas em função de consultas que receberam, de várias regiões do país, os autores notaram a falta de um material que também servisse aos produtores rurais. “O resultado é que o livro atende tanto a finalidade didática como a de extensão, trazendo informação técnica atualizada e adequada aos produtores rurais”, coloca o professor Rosolem.

Dentre os aspectos abordados na publicação estão: melhoramento, cultivares, clima, conservação e preparo do solo, nutrição mineral, adubação, semeadura, tratos culturais, irrigação, sistemas de produção, colheita, secagem, beneficiamento, armazenamento e comercialização.

A idéia de se fazer um livro sobre amendoim é antiga. No início da década de 1970, quando os autores iniciaram suas atividades de ensino, os textos sobre a cultura eram escassos e havia poucos trabalhos de pesquisa publicados. Eles verificaram a necessidade de produzir apostilas direcionadas aos alunos.

Ao longo dos anos, os autores seguiram atualizando o material com as novidades da pesquisa e dos avanços tecnológicos de produção da cultura. Entretanto a carência de um texto mais completo sobre a cultura do amendoim continuou, notadamente a partir da diminuição de sua importância econômica e da falta de pesquisas dedicadas ao tema. “A cultura do amendoim teve uma queda em termos de área de produção e outros grãos ganharam muita importância, como por exemplo, a soja”, lembra o professor Nakagawa. “Nos últimos dez anos passou a haver novamente uma demanda mais forte pelo conhecimento da cultura”.

Segundo os autores, na primeira década do novo milênio houve o ressurgimento da cultura, principalmente em áreas de reformas de canaviais, e a partir do redirecionamento de sua utilização no mercado interno.

Mais recentemente, a produção brasileira foi submetida a novas demandas, como a necessidade de realizar rotação de culturas, seja por motivos econômicos ou ambientais, além da meta de produzir biodiesel. Nestes dois aspectos, a cultura do amendoim pode contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e retomar a posição de destaque já ocupada anteriormente. “O amendoim é uma cultura importante para entrar em rotação com outras culturas. Ele se adapta aos diferentes climas, produz bastante óleo, é uma cultura relativamente simples e fixa bastante nitrogênio no solo, enriquecendo-o. Existe um potencial a ser explorado nesse sentido”, ressalta o professor Rosolem.

“O Amendoim: Tecnologia de Produção” procura priorizar, dentro do possível, os trabalhos brasileiros de pesquisa, desde os pioneiros aos atuais, tendo em vista os avanços tecnológicos alcançados para o cultivo do amendoim que resultaram nos ganhos em produtividade e de qualidade do produto nos dias atuais. “É uma contribuição no sentido de trazer um ótica de pessoas que trabalharam com amendoim como pesquisadores e produtores; reflete a vivência dos autores na pesquisa e na produção de amendoim”, afirma Nakagawa.
 
O livro está à venda pelo valor de R$60,00 em livrarias e pela Editora Fepaf e pode ser encomendado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3882-6300, ramal 134.

As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.