CI

Livro aponta avanços na área de Fitossanidade

A publicação tem como foco as inovações em proteção de plantas, abordando temas das áreas de entomologia, fitopatologia, matologia, acarologia, nematologia e técnicas de aplicação


A publicação tem como foco as inovações em proteção de plantas, abordando temas das áreas de entomologia, fitopatologia, matologia, acarologia, nematologia e técnicas de aplicação

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf – está lançando o livro “Avanços em Fitossanidade”, voltado a estudantes, professores, pesquisadores, empresas de assessoria na área agronômica e demais profissionais interessados na área de defesa fitossanitária.

A publicação tem como foco as inovações em proteção de plantas, abordando temas das áreas de entomologia, fitopatologia, matologia, acarologia, nematologia e técnicas de aplicação. “Vejo um amplo aproveitamento da publicação dentro da comunidade científica e dos órgãos de extensão. É mais uma ferramenta que disponibiliza aos interessados algumas técnicas, conhecimentos e relatos dos especialistas com fotos, gráficos e esquemas”, coloca o professor Edson Luiz Lopes, um dos organizadores do livro.

Como exemplo das inovações destacadas no livro está um capítulo sobre assistência de ar nas pulverizações, uma tecnologia extremamente nova em tecnologia de aplicação, que vem gerando muito interesse e pesquisas. Também novidade é o controle biológico de nematóides, tema abordado em outro capítulo. Há ainda informações sobre epidemiologia e controle do begomovírus transmitido pela mosca branca, uma das principais pragas dentre as que atingem as lavouras de interesse agronômico no Brasil e no mundo.

Alguns temas não necessariamente recentes mas que continuam gerando grande interesse como a ferrugem asiática e a resistência induzida para pragas e doenças também estão contemplados no livro.

Há ainda capítulos sobre biologia e manejo de plantas daninhas em cana-de-açúcar e sobre o problema do “Greening”, com informações sobre a doença e as questões legais envolvendo citricultores, os cadastros, a fiscalização e toda a legislação.

“Avanços em Fitossanidade” foi organizado por alguns dos realizadores do II Simprot – Simpósio de Proteção de Plantas, realizado na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.
Embora tenha sido lançada durante o evento, a publicação tem caráter independente. “Não são os anais do evento. Ele é um livro texto que traz técnicas que devem gerar avanços, permitir ganho de conhecimento e trazer retorno para produtores, pesquisadores e professores sobre o manejo dos problemas associados com pragas e doenças”, ressalta o professor Baldin.

O livro “Avanços em Fitossanidade” custa R$30,00 e está à venda em livrarias e pela Editora Fepaf. Pode ser encomendado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3882-6300, ramal 134.

As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.