CI

Livro retrata realidade e costumes do “novo rural” no Brasil

"Identidades Rurais"


 

Foi lançada nesta quinta-feira (02.06) a obra "Identidades Rurais", um livro de fotografias que retrata a realidade de um Brasil pouco conhecido por grande parte dos brasileiros. De caráter documental e artístico, o projeto conta com a sensibilidade de cinco jovens fotógrafos: AF Rodrigues, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, Ratão Diniz e Valda Nogueira, que registraram imagens que retratam a transformação, a cultura, o cotidiano e os costumes dos habitantes dos interiores do Brasil.
 
Na busca dos elementos que compõem hoje o campo brasileiro, cada fotógrafo visitou e vivenciou, durante uma semana, o dia a dia de duas áreas rurais distintas em nove estados do país, como a Zona da Mata de Pernambuco, o oeste catarinense, o interior do Acre, a serra capixaba, entre outras, sob a curadoria do fotógrafo e cientista social Gustavo Stephan.
 
"O projeto Identidades Rurais nasceu da ideia de (re)direcionar nosso olhar urbano para outro espaço, outro tempo, para o lugar de onde todos viemos", diz um trecho do prefácio, assinado por Dilma Souza Campos, CEO da Ímã Produções e Promoções Artísticas, responsável pela idealização e concepção do projeto.
 
A obra tem ainda como proposta convidar o leitor a quebrar antigos conceitos e observar a transformação que ocorre longe dos centros urbanos, com imagens que retratam o "novo rural", conforme descreve Gustavo Stephan. "As riquezas culturais, os modos de vida de cada região revelam a diversidade do nosso meio rural e vislumbram um futuro mais promissor, com os olhos do campo e da cidade a cada dia mais alinhados", afirma.
 
A edição, que foi realizada com o patrocínio da Souza Cruz por meio da Lei Rouanet, será limitada a 3 mil exemplares, sendo parte destinada a bibliotecas rurais do Brasil.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.