Livro sobre cultura do milho é lançado em Brasília

Agronegócio

Livro sobre cultura do milho é lançado em Brasília

Disponibilizar resultados de pesquisa e tecnologias para o aumento da produtividade da cultura do milho no Brasil. Estes são os principais objetivos do livro “A Cultura do Milho”, editado pela Embrapa Milho e Sorgo
Por: -Renata
469 acessos
Disponibilizar resultados de pesquisa e tecnologias para o aumento da produtividade da cultura do milho no Brasil. Estes são os principais objetivos do livro “A Cultura do Milho”, editado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) com recursos do PAC Embrapa (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa) e que será lançado na segunda-feira ( 22) em Brasília-DF.

O conteúdo do livro será apresentado pela chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Maria Carvalho Alves a representantes de 27 entidades estaduais que compõem o sistema Asbraer ( www.asbraer.org.br ; Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural).

“Nosso objetivo com o lançamento do livro é oferecer alternativas para aliar rentabilidade, preservação ambiental e bem estar social. Pretendemos distribuir um exemplar para cada escritório do sistema Asbraer no Brasil, levando informações aos extensionistas para aumento da produtividade do milho no país”, ressalta Vera Alves. Vinte e sete instituições públicas estaduais sediadas nas diversas regiões brasileiras formam a Asbraer, sendo que 5600 escritórios executam ações de extensão rural em todo o Brasil. A associação tem à frente o presidente da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), José Silva Soares.

Contexto

Ainda há muito o que avançar em produtividade de milho no Brasil. Enquanto há produtores que conseguem até 200 sacas de 60 kg (mais de 12 toneladas por hectare), existem outros que colhem menos de uma tonelada por hectare. As regiões Centro-Oeste e Sul, segundo informações do pesquisador Jason de Oliveira Duarte, da Embrapa Milho e Sorgo, têm as maiores produtividades, com produções mais tecnificadas. Já a do Nordeste é historicamente muito baixa, sendo inferior a 1000 kg/ha até o início dos anos 2000, bem abaixo da média brasileira.

Segundo o pesquisador, um dos principais problemas está na forma de produção, em considerar fatores que são esquecidos, na maioria das vezes: a cultivar ser indicada para a região onde está sendo semeada; a época de plantio ser a indicada no zoneamento agrícola para o milho; o espaçamento ser adequado; a densidade ser acima de 60 mil plantas por hectare se as condições da área forem viáveis; o controle de pragas, doenças e plantas invasoras; e a colheita em época correta, com os níveis de umidade indicados pelo mercado.

Livro

“A Cultura do Milho” traz, em 16 capítulos, todas as informações necessárias à tomada de decisão para quem produz milho. São abordados desde a fisiologia da produção, manejo do solo, nutrição, adubação a até aspectos que devem ser levados em conta antes, durante e depois da implantação e desenvolvimento da lavoura, como o zoneamento agrícola, cultivares, manejo da cultura, plantas daninhas, pragas, doenças e armazenamento. Informações sobre irrigação, quimigação e tecnologias sustentáveis, como o controle biológico de pragas e o sistema de integração lavoura-pecuária, além de aspectos econômicos sobre a produção e utilização do cereal também são abordados.

Em 517 páginas, a obra tem como editores técnicos os pesquisadores José Carlos Cruz (Fitotecnia), Décio Karam (Manejo de Plantas Daninhas), Paulo César Magalhães (Fisiologia Vegetal) e o agrônomo Márcio Antônio Resende Monteiro (Fitotecnia), da Embrapa Milho e Sorgo, além da contribuição de 28 especialistas de diversas áreas da pesquisa agropecuária, incluindo outras Unidades da Embrapa e instituições de ensino. O livro foi produzido e impresso no final de 2008 e sua distribuição às instituições que compõem a Asbraer será viabilizada com recursos do PAC Embrapa.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A Cultura do Milho”
Data: 22/06/2008 (segunda-feira)
Local: Hotel Nacional (Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 – Bloco A) – Brasília-DF
Horário: 11h30
Informações na Asbraer:
Diretora-executiva Paula Ramponi Serrão Dalla Corte: (61) 3274-3051 / (61) 3347-7114
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Milho e Sorgo.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink