Livro trata das possibilidades de utilização do lodo de esgoto na agricultura

Agronegócio

Livro trata das possibilidades de utilização do lodo de esgoto na agricultura

Obra traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão
Por:
3257 acessos
Obra traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) está lançando o livro “Uso agrícola de lodo de esgoto – avaliação após a resolução n°375 do Conama”, que traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão do uso agrícola do lodo de esgoto no Brasil.

O livro é organizado pelos pesquisadores Aline Coscione (Instituto Agronômico de Campinas), Thiago A. R. Nogueira (Cena/USP) e Adriana M.M. Pires (Embrapa Meio Ambiente) e traz artigos desenvolvidos por profissionais ligados a instituições como Ministério Público Federal, Universidade Federal do Paraná, Universidade Camilo Castelo Branco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unicamp e Unesp.
 

O lançamento oficial do livro acontece no dia 26 de outubro, no Instituto Agronômico de Campinas.

Debate

A destinação adequada do lodo de esgoto interfere, direta ou indiretamente, na vida de toda a sociedade. No Brasil, o lodo de esgoto é geralmente disposto em aterros sanitários, quando eles existem.

Além do alto custo, a disposição deste resíduo com elevada carga orgânica agrava o problema do manejo do lixo urbano. A reciclagem da matéria orgânica e dos nutrientes presentes no lodo de esgoto traz inegáveis benefícios para o ambiente, com a substituição parcial dos adubos químicos.

Criada para regulamentar o tema, a Resolução n° 375 do Conama foi instituída em 2006, com base em resultados preliminares de pesquisas e normas de outros países. O documento prevê sua revisão para sete anos após a publicação.

“Uso agrícola do lodo de esgoto: avaliação após a Resolução n°375 do Conama” é um livro que pretende recolocar o tema em discussão, fomentar o debate abalizado e lançar luzes sobre um assunto que atende as demandas da sociedade por desenvolvimento obtido de maneira sustentável.

O livro custa R$50,00 e pode ser adquirido através do e-mail eventos@fepaf.org.br

As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink