CI

Livro trata das possibilidades de utilização do lodo de esgoto na agricultura

Obra traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão


Obra traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão

A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) está lançando o livro “Uso agrícola de lodo de esgoto – avaliação após a resolução n°375 do Conama”, que traz dezesseis capítulos contendo abordagens de pesquisadores e técnicos capacitados envolvidos com a questão do uso agrícola do lodo de esgoto no Brasil.

O livro é organizado pelos pesquisadores Aline Coscione (Instituto Agronômico de Campinas), Thiago A. R. Nogueira (Cena/USP) e Adriana M.M. Pires (Embrapa Meio Ambiente) e traz artigos desenvolvidos por profissionais ligados a instituições como Ministério Público Federal, Universidade Federal do Paraná, Universidade Camilo Castelo Branco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unicamp e Unesp.
 

O lançamento oficial do livro acontece no dia 26 de outubro, no Instituto Agronômico de Campinas.

Debate

A destinação adequada do lodo de esgoto interfere, direta ou indiretamente, na vida de toda a sociedade. No Brasil, o lodo de esgoto é geralmente disposto em aterros sanitários, quando eles existem.

Além do alto custo, a disposição deste resíduo com elevada carga orgânica agrava o problema do manejo do lixo urbano. A reciclagem da matéria orgânica e dos nutrientes presentes no lodo de esgoto traz inegáveis benefícios para o ambiente, com a substituição parcial dos adubos químicos.

Criada para regulamentar o tema, a Resolução n° 375 do Conama foi instituída em 2006, com base em resultados preliminares de pesquisas e normas de outros países. O documento prevê sua revisão para sete anos após a publicação.

“Uso agrícola do lodo de esgoto: avaliação após a Resolução n°375 do Conama” é um livro que pretende recolocar o tema em discussão, fomentar o debate abalizado e lançar luzes sobre um assunto que atende as demandas da sociedade por desenvolvimento obtido de maneira sustentável.

O livro custa R$50,00 e pode ser adquirido através do e-mail [email protected]

As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - câmpus de Botucatu/SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.