CI

Livros da Secretaria de Agricultura batem recorde de downloads após Semana da Alimentação

Foram publicados 22 títulos que somados tiveram 59.247 downloads nas principais plataformas digitais


Para ajudar a população a adotar hábitos de alimentação mais saudáveis, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), elaborou uma série de publicações que estão disponíveis para download gratuito. Foram publicados 22 títulos que somados tiveram 59.247 downloads nas principais plataformas digitais.

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado. No Brasil, de 20 a 30% das frutas e hortaliças se perdem antes de chegar à mesa do consumidor. Por outro lado, uma parcela importante da população brasileira ainda vive em estado de insegurança alimentar.

Nesses casos, o aproveitamento integral dos alimentos diminui os gastos e melhora a qualidade nutricional das refeições, além de reduzir o desperdício, o que vai de encontro às diretrizes que o secretário Arnaldo Jardim estabeleceu para sua gestão à frente da Pasta de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A alimentação tem um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas, destacam os especialistas, sendo importante adotar hábitos saudáveis e uma dieta adequada. Para uma alimentação saudável e equilibrada, recomenda-se a ingestão de diversos tipos de alimentos todos os dias.

Não existem pratos proibidos; no entanto, o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar problemas de saúde, por outro lado, alguns ajudam a prevenir ou tratar vários tipos de doenças. Nesse sentido, o cultivo em uma horta urbana e periurbana surge como alternativa, pois permite o consumo de produtos mais frescos, com maior valor nutricional, além de fortalecer a relação do homem com a natureza.

 “O governador Geraldo Alckmin, como médico, tem uma grande preocupação com a segurança alimentar e nos orienta a desenvolver ações que estimulem a população a adotar hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada. Nesse sentido, colocamos toda a estrutura da Pasta para apoiar o agricultor familiar, uma vez que o alimento de qualidade é garantia de sucesso para o produtor e de saúde para o consumidor”, ressaltou o secretário.

 “Em pouco mais de 15 dias, as três publicações atingiram mais de 1130 downloads, sendo 134 do livro Pescado é Saúde: uso do frio, 380 do Diga não ao Desperdício & Panc's e 616 do Sabores da horta: agricultura urbana e periurbana”, afirmou Carlos Fernandes, dirigente da Codeagro, com base nos dados divulgados pelas livrarias digitais (Amazon, Itunes, Kobo e Cultura), Portal da Codeagro e leituras digitais do ISSUU.

Estão disponíveis no site da Codeagro outras publicações sobre os mais diversos alimentos, entre elas: Manual de Citros, Cogumelo Variedades e Receitas, Sucos, Pães Caseiros, O Melhor Alimento para a Melhor Idade, Alimentação Saudável, Diet e Receitas Nutritivas e Econômicas.

Aproveitamento integral dos alimentos: Diga não ao Desperdício & Panc's, reúne as melhores receitas elaboradas pelas nutricionistas da Pasta, com dicas sobre o aproveitamento de cascas, folhas, talos e ervas condimentares. Duas novidades desta edição são a utilização de plantas alimentícias não convencionais (Panc’s), orgânicas e de alto valor nutricional, que são tendência na gastronomia contemporânea, e a inclusão das receitas finalistas do concurso Nutrichefes.

Concebido com o objetivo de estimular o plantio em pequenos espaços, Sabores da Horta: agricultura urbana e periurbana traz informações de como cultivar frutas, legumes e verduras, além de sugestões de receitas utilizando esses alimentos como principais ingredientes.

Pescado é Saúde: uso do frio. Com inúmeras formas de preparo, alto valor nutritivo e teor de gordura saudável, o pescado pode ser usado da entrada ao prato principal, e ganha cada vez mais espaço na mesa de quem busca, na boa alimentação, mais qualidade de vida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.