Livros sobre sistemas de produção sustentável de alimentos são lançados no XI Congresso da SBSP

Agronegócio

Livros sobre sistemas de produção sustentável de alimentos são lançados no XI Congresso da SBSP

As três obras são produções universitárias, de instituições de ensino gaúchas, que vem a contribuir com as questões agroecológicas.
Por:
246 acessos

No final do primeiro dia (6/07) do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção (SBSP), promovido pela Sociedade e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), foram apresentados e lançados títulos técnicos como suporte de conhecimento e de experiências na utilização de modelagens de agricultura sustentável. As três obras são produções universitárias, de instituições de ensino gaúchas, que vem a contribuir com as questões agroecológicas. A divulgação dos livros aconteceu no espaço da Livraria Vanguarda, nas dependências da UCPel. O Congresso se encerra nesta sexta-feira (8/07), com encaminhamento de discussões sobre a temática Abordagem Sistêmica e Sustentabilidade e a amostragem de cerca de 20 relatos técnico científicos e sessão de pôsteres. 
 
Obras técnicas
 
O primeiro título é editado pela Universidade de Ijuí (Unijui) sobre Sistemas Agrários do Rio Grande do Sul. Análise e Recomendações de Políticas, tendo como organizadores Benedito Silva Neto e David Basso (2015), em sua segunda edição. É um estudo criterioso da diversidade de sistemas de produção agrícola, desenvolvidos por diferentes categorias de agricultores entre si, o que pode vir ajudar as instituições públicas a definir projetos e políticas de desenvolvimento rural. 
 
A segunda obra é também de autoria de Benedito Silva Neto, editada pela Universidade Federal Fronteira Sul, lançada no Congresso, sob o tema Agroecologia e análise econômica de sistemas de produção. Uma abordagem baseada no materialismo histórico e dialético. Esta produção de conhecimento discute as contribuições dos conceitos fundamentais do materialismo histórico e dialético como riqueza e valor, preço e reprodução social como alicerces na compreensão da sustentabilidade da Agricultura. As análises econômicas são estudadas a partir de um enfoque sistêmico.
 
E a terceira obra lançada é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos: desafios e novas estratégias. Os organizadores Fabiana Thomé da Cruz, Alessandra Matte e Sergio Schneider buscaram estimular reflexões sobre o modo como os alimentos e a alimentação podem promover novas relações, conexões e interações entre o rural e o urbano, entre agricultores, consumidores e gestores públicos, entre produção, distribuição e consumo.
 
Segundo os autores as reflexões desta obra querem contribuir para que os alimentos e o abastecimento alimentar passem a ocupar lugar de maior destaque no planejamento regional, urbano e rural. "A intenção é que os mercados alimentares possam ser regulados e que o Estado passe a ter maior compromisso com a segurança alimentar e nutricional", explicou Fabiana.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink