CI

Livros sobre sistemas de produção sustentável de alimentos são lançados no XI Congresso da SBSP

As três obras são produções universitárias, de instituições de ensino gaúchas, que vem a contribuir com as questões agroecológicas.


No final do primeiro dia (6/07) do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção (SBSP), promovido pela Sociedade e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), foram apresentados e lançados títulos técnicos como suporte de conhecimento e de experiências na utilização de modelagens de agricultura sustentável. As três obras são produções universitárias, de instituições de ensino gaúchas, que vem a contribuir com as questões agroecológicas. A divulgação dos livros aconteceu no espaço da Livraria Vanguarda, nas dependências da UCPel. O Congresso se encerra nesta sexta-feira (8/07), com encaminhamento de discussões sobre a temática Abordagem Sistêmica e Sustentabilidade e a amostragem de cerca de 20 relatos técnico científicos e sessão de pôsteres. 
 
Obras técnicas
 
O primeiro título é editado pela Universidade de Ijuí (Unijui) sobre Sistemas Agrários do Rio Grande do Sul. Análise e Recomendações de Políticas, tendo como organizadores Benedito Silva Neto e David Basso (2015), em sua segunda edição. É um estudo criterioso da diversidade de sistemas de produção agrícola, desenvolvidos por diferentes categorias de agricultores entre si, o que pode vir ajudar as instituições públicas a definir projetos e políticas de desenvolvimento rural. 
 
A segunda obra é também de autoria de Benedito Silva Neto, editada pela Universidade Federal Fronteira Sul, lançada no Congresso, sob o tema Agroecologia e análise econômica de sistemas de produção. Uma abordagem baseada no materialismo histórico e dialético. Esta produção de conhecimento discute as contribuições dos conceitos fundamentais do materialismo histórico e dialético como riqueza e valor, preço e reprodução social como alicerces na compreensão da sustentabilidade da Agricultura. As análises econômicas são estudadas a partir de um enfoque sistêmico.
 
E a terceira obra lançada é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos: desafios e novas estratégias. Os organizadores Fabiana Thomé da Cruz, Alessandra Matte e Sergio Schneider buscaram estimular reflexões sobre o modo como os alimentos e a alimentação podem promover novas relações, conexões e interações entre o rural e o urbano, entre agricultores, consumidores e gestores públicos, entre produção, distribuição e consumo.
 
Segundo os autores as reflexões desta obra querem contribuir para que os alimentos e o abastecimento alimentar passem a ocupar lugar de maior destaque no planejamento regional, urbano e rural. "A intenção é que os mercados alimentares possam ser regulados e que o Estado passe a ter maior compromisso com a segurança alimentar e nutricional", explicou Fabiana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.