CI

Londrina sedia eventos sobre Engenharia Agrícola

Congresso Brasileiro e Latinoamericano vão trazer à cidade pesquisadores, professores e estudantes de vários países


Congresso Brasileiro e Latinoamericano vão trazer à cidade pesquisadores, professores e estudantes de vários países
Pesquisadores, técnicos, professores e estudantes de várias partes do mundo vão participar do 41º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA) e do 10º Congreso Latinoamericano y Del Caribe de Ingeniería Agrícola (CLIA), que serão realizados em Londrina (PR), de 15 a 19 de julho. Debates e deliberações vão ocorrer em torno do tema “A engenharia agrícola na evolução dos sistemas de produção”. Reinhold Stephanes, ex-ministro da Agricultura e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná fará palestra de abertura. Os eventos acontecem no Teatro Marista.

Além de representantes de 22 estados brasileiros, os eventos contarão com a presença de pessoas da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Espanha e Vanuatu (ilha situada na Oceania). Os organizadores estimam em mais de 600 participantes e cerca de 800 trabalhos inscritos.

A tradição e eficiência da agropecuária e a diversificação, que é uma das marcas da região, fazem do Norte do Paraná cenário ideal para abrigar eventos da envergadura do CONBEA e CLIA. “Os eventos vão proporcionar a oportunidade de avaliar como a engenharia agrícola contribuiu para a evolução dos sistemas de produção, além de permitir uma reflexão sobre o que ainda é possível avançar no tema”, explica o agrônomo Ricardo Ralisch, presidente do CONBEA.

O Sistema de Plantio Direto, um dos exemplos das técnicas utilizadas pela agricultura e que está vinculado à engenharia agrícola, terá espaço no evento. Herbert Bartz, idealizador do sistema que implantou em uma propriedade em Rolândia (a 30 km de Londrina), é um dos palestrantes. Ele falará sobre “Mecanização e máquinas agrícolas”. Bartz atualmente é presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha.

Entre os assuntos importantes a serem debatidos nos cinco dias dos eventos, Ralisch enumera a questão ambiental e problemas sociais inerentes à atividade agropecuária. Ele ilustra o tema citando o cultivo da cana, cuja colheita vem provocando discussões. “É inquestionável que a colheita deve ser feita sem a queima. Porém, é preciso alternativas que permitam a utilização da mão de obra”, afirma. Segundo ele, o CONBEA e CLIA foram idealizados como espaço propositivo. “As discussões nos grupos podem resultar em propostas e encaminhamentos”, diz.

Subtemas

Durante os dois eventos, temas vinculados à evolução dos sistemas de produção associada à engenharia agrícola vão nortear os debates nos grupos: construções rurais, energia na agricultura, engenharia de água e solo, sensores e controle de irrigação.

Para abordar os temas estão confirmados os pesquisadores: Theodor Friedrich, diretor senior da FAO/Roma na área de mecanização agrícola, será responsável por palestra sobre agricultura e conservação; Richard Gates, professor de engenharia agrícola e biológica da Universidade de Illinois (EUA), vai abordar o tema construções rurais e ambiência; Marc Van Iersel, pesquisador do estado da Georgia (EUA) que estuda uso de sensores de umidade do solo, ficará responsável pelo tema engenharia de água e solo, dividindo o assunto com Thomas Keller, do Departamento de Recursos Naturais e Agricultura da Suíça; Marcelo Canteri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai falar sobre agricultura de precisão.

A pesquisadora Astrid Fernandez de Castro, de Havana (Cuba), diretora da Asociación Latinoamérica de Ingeniería Agrícola (ALIA) e coordenadora executiva do Projeto de Propriedade Intelectual para Universidades de América Latina (PILA), fará palestra sobre “Propriedade intelectual e proteção dos resultados dos estudos em projetos de pesquisa”. Ricardo Nascimento, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (órgão consultivo do CONFEA) vai falar sobre questões profissionais ligadas à engenharia agrícola; Irineu Lorini, da Embrapa, vai abordar o tema pós-colheita; Ary Everton Fortes Oliveira, da Embrapa Informática, falará sobre ferramentas de avaliação e sustentabilidade; Cícero Blay Júnior, da Itaipu, vai abordar a produção energética a partir da biomassa e outras fontes alternativas de energia.

Na programação também está prevista a palestra com um representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que vai falar sobre o Programa Nacional de Saneamento Rural.

Os interessados ainda podem se inscrever e obter outras informações sobre o CONBEA/CLIA no site www.sbea.org.br/conbea2012.

Os organizadores do CONBEA/CLIA são a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ingeniería Agrícola (ALIA), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e EMATER-PR. Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Londrina Convention & Visitors Bureau são os apoiadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.