CI

Lula discute etanol em Washington com Bush

O Brasil e os EUA são os dois principais produtores mundiais de etanol


O embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, afirmou nessa quinta-feira (11-01) que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush discutirão acordos na área de biocombustível, especialmente etanol, em encontro entre os dois líderes no primeiro semestre, em Washington.

Além da questão energética, os dois presidentes falarão sobre cooperação comercial e cumprimentos de leis. Nem as autoridades americanas nem o Palácio do Planalto confirmaram a data da viagem do presidente brasileiro. Na conversa, em Brasília, com jornalistas estrangeiros, o embaixador americano falou que deseja que o Brasil negocie com os membros do G20 (países em desenvolvimento) uma saída para o fim impasse da Rodada Doha.

Etanol

Brasil e EUA são os dois principais produtores mundiais de etanol, com cerca de 16 bilhões de litros anuais cada um.

No mês passado, os dois países assinaram o tratado que cria a Comissão Interamericana do Etanol, entidade privada lançada por EUA, Brasil e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) com a proposta de promover o uso do combustível como alternativa ao petróleo nas Américas.

A intenção americana é desenvolver um programa de substituição de gasolina para todas as Américas. Só nos Estados Unidos, a substituição pode gerar uma demanda de 80 bilhões de litros de etanol. O etanol americano tem como base o milho, e a crescente demanda por biocombustíveis nos EUA tem elevado a cotação do cereal. Analistas dizem que o preço do milho deverá bater recordes nos próximos anos.

O Departamento de Agricultura disse que indústria americana de etanol precisará de 1 bilhão de bushels a mais de milho neste ano do que na safra 2006. No entanto, a recente desvalorização do petróleo também provocou a queda do preço do milho. Com o petróleo mais barato, diminui a procura por biocombustíveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.