Lúpulo tem potencial de cultivo em SC
CI
Imagem: Pixabay
EPAGRI

Lúpulo tem potencial de cultivo em SC

“Este estudo não leva em consideração especificidades das variedades"
Por: -Leonardo Gottems

Um estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) indicou que o lúpulo tem potencial de cultivo no estado. Os resultados da pesquisa foram apresentados na abertura do 2º Festival Nacional da Colheita do Lúpulo em Curitibanos, realizado no dia 25 de fevereiro.

O estudo foi iniciado em 2021, atendendo à demanda de informações sistematizadas sobre o clima para a recente cadeia produtiva que está se estabelecendo no Estado. “O lúpulo é uma cultura que vem se expandindo rapidamente pelo mundo devido ao aumento da demanda em função da popularização da produção de cervejas artesanais, a busca por cervejas com maiores volumes de lúpulos e à valorização do produto com procedência regional”, afirma a pesquisadora Cristina Pandolfo, uma das autoras do trabalho.

“Este estudo não leva em consideração especificidades das variedades e ainda temos um longo caminho pela frente para chegar a esse detalhamento. Portanto, representa uma potencialidade geral para o Estado e deve ser revisada em função de informações que vão sendo geradas anualmente em experimentos e em função das respostas dos cultivares em condições comerciais”, diz a pesquisadora. Ela ressalta ainda que os cultivares a serem utilizados devem estar registrados no Registro Nacional de Cultivares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (RNA/MAPA).

Este estudo soma-se a outros que a Epagri vem realizando de análise de riscos climáticos para as culturas desprovidas de zoneamento para o Estado, com o intuito de orientar os agricultores no cultivo de várias espécies de interesse socioeconômico, de forma a minimizar perdas de ordem climática.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.