CI

Maça conquista paladar na mesa brasileira

A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras do Brasil


A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo por conta de seu sabor inigualável e de suas conhecidas propriedades nutricionais. No Brasil, a fruta ganha cada vez mais espaço na alimentação do consumidor, que atualmente conta com uma produção 100% nacional cultivada principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Localizada na cidade de São Joaquim na Serra Catarinense, a Sanjo Cooperativa Agrícola é a principal produtora de maçãs da região, e especialista na variedade Fuji, com características de sabor e suculência marcantes, trazida com sucesso pelos imigrantes japoneses nos anos 70 e que encontrou na altitude de mais de 1300 metros da região, as condições ideais para o seu cultivo.

De acordo com especialistas, a maçã tem propriedades reguladoras únicas, ajudando na boa digestão e controlando o colesterol graças ao alto teor de pectina em sua casca. Rica em vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro, a longa lista de benefícios da fruta inclui ainda a prevenção de alergias, formação de cálculos e de câncer digestivo, alem de atuar na limpeza do sangue.

Com grande concentração de flavonóides, conhecidos pelas suas fortes capacidades antioxidantes, o consumo da maçã é benéfico para a saúde do coração, enquanto o alto teor de potássio da polpa da fruta ajuda a eliminar o excesso de água no corpo. Por este conjunto de atributos funcionais, muitos nutricionistas recomendam o consumo de uma maçã por dia para contribuir para o bom funcionamento do organismo.

Originária do sudeste europeu e do sudoeste asiático, a maçã conta com mais de 1500 espécies e variedades diferentes, sendo as Macãs do tipo Gala e Fuji, as mais consumidas no Brasil. As propriedades terapêuticas e nutritivas da fruta são conhecidas ao longo da história desde o tempo dos Romanos, que a utilizava para tratar sintomas de palpitações e melancolia. Hoje, seus efeitos medicinais incluem ainda o combate à diabetes, obesidade, acidez do organismo e inflamações do sistema digestivo e respiratório.

Assim, a maçã continua muito apreciada por todos os públicos, como um alimento funcional e de rápido e fácil consumo, ideal para o dia-a-dia atribulado, oferecendo um aporte imediato e saudável de açucares naturais e fornecendo energia para combater a fadiga mental e muscular. Uma das cinco maiores produtoras do pais, a Sanjo produziu em 2010 um total de 43 mil toneladas para consumo, nas marcas Sanjo, Dádiva, Pomerana e Hoshi, além da linha infantil de maçãs Disney.

Consumida in natura, o sabor doce e pouco ácido da maçã tem propriedades refrescantes e adstringentes, alem da fruta poder ser utilizada na gastronomia em diversas receitas de doces, geléias, compotas, alem de ser consumida como suco natural, ou fermentada em bebidas alcoólicas e vinagre.

A Sanjo é pioneira nacional na obtenção do selo de Produção Integrada da Maçã (PIM), um sistema certificado pelo Inmetro que garante a qualidade da fruta em todas as fases de produção, armazenagem e classificação – sendo a maçã a primeira fruta no Brasil a ter uma metodologia de controle dentro deste rigoroso processo.
Com seus 1100 hectares de maçãs cultivados dentro deste sistema, hoje a Sanjo consegue rastrear todo o caminho percorrido por cada fruta colhida pelos 80 integrantes de sua cooperativa e armazenadas nas câmeras frias de sua moderna unidade fabril – o que garante aos consumidores o aporte pleno de todos os atributos de saúde e nutrição que uma maçã pode oferecer.

A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir também na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura.

As informações são da assessoria de imprensa da Vinícola Sanjo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.