Mais de 17 mil casos de dengue em MT - aviação agrícola a postos
CI
Imagem: Pixabay
ALERTA

Mais de 17 mil casos de dengue em MT - aviação agrícola a postos

O número de óbitos é o triplo em relação a 2019
Por: -Aline Merladete

O estado do Mato Grosso está em alerta com o crescimento nos casos de dengue. Somente nos três primeiros meses do ano, foram registrados 17.509 casos,  conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Já os números de óbitos são contabilizados 12 casos confirmados, o que representa o triplo de mortes registradas em 2019. 

Em comparação com o mesmo período de 2019, quando foram 4.038 registros, houve um aumento de 333,6%. O relatório coloca a Região Centro-Oeste como a mais endêmica do país, com incidência 606,7 casos/ 100 mil habitantes, enquanto o país tem a taxa 250 casos/100 mil habitantes. Mato Grosso tem uma incidência de dengue de 540,9 casos a cada grupo de 100 mil habitantes e 43 dos seus 141 municípios seguem o mesmo ritmo, com taxas superiores a 500 casos/100 mil habitantes, como aponta o estudo. Concentram os registros de óbitos municípios do norte do Estado, como Sinop, Lucas do Rio Verde e União do Sul.

Conforme as análises do Portal Agrolink sobre a ação da dengue com base nas primeiras semanas de 2020,  mostram números surpreendentes, de acordo com a tabela abaixo, que refere-se as primeiras 15 de 2020. 

Sensibilizados pelo interesse do pilotos agrícolas brasileiros, ou boa parte deles que se disponibilizam a apoiar o controle das endemias, observamos  que as ações preventivas em Cuiabá foram eficientes embora não suficientes. O interior com foco na  área de produção agricola observa-se crescimento preocupante de mosquitos. Sinop demonstrou o maior índice nominal de casos.

Acompanhamos os dados oficiais por solicitação de pilotos profissionais, empresas e o Sindag, que a muitos anos seguem buscando o caminho correto e legal para disponibilizar a frotas de equipamentos aéreos para aplicação onde a saúde e o bom senso recomendar. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink