Mais de 400 pessoas participam da última edição de 2018, em Campo Grande

Jovens da Agropecuária

Mais de 400 pessoas participam da última edição de 2018, em Campo Grande

As palestras sobre sucessão familiar e empreendedorismo foram realizadas na sede do Sindicato Rural de Campo Grande
Por:
26 acessos

As palestras sobre sucessão familiar e empreendedorismo foram realizadas na sede do Sindicato Rural de Campo Grande

Uma plateia de mais de 400 pessoas de várias gerações, sendo a maioria jovem, participou do Encontro Jovens da Agropecuária, realizado nessa segunda-feira (26), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande. Durante a abertura, o presidente do Sistema Famasul falou da relevância da participação dos jovens no desenvolvimento do agro. “Meu sentimento é de esperança, pela mudança que nós temos hoje nas diretrizes do nosso país. Assim como o tema deste evento, somos exemplo de superação. É por isso que eu acredito no país!”, salientou Saito em referência aos dois auditórios (interno e externo) lotados.

Mauricio Saito anunciou também os três finalistas regionais do CNA Jovem, classificados para a etapa nacional, em Brasília: Priscila Bueno, Fábio Camargo e Túlio Brandão. A presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia, falou da trajetória da iniciativa que já atingiu a 12ª edição. “Esse é um evento feito por jovens, para jovens. São quatros anos trabalhando no engajamento do Agro”.

Para o diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, a iniciativa mostra como o setor produtivo vem acompanhando as novas gerações. “O agro é o nosso negócio. O agro é tech, o agro é pop e o agro é jovem”.

Em seguida o diretor do MNP, Giulian de Moraes Rios, acrescentou: “Não há limite para encontrarmos o conhecimento e o aprendizado [...] O futuro de um país passa pelas mãos dos jovens”.

Palestras - A primeira palestra foi ministrada pelo vice-presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, André Dobaschi, ministrará a palestra ‘Visão agro do empreendedorismo’, que destacou: “O jovem precisa se engajar naquilo que está disposto a fazer. É isso que vai trazer uma oxigenação no sistema. Precisamos disso, de novas visões, de uma nova pegada, de gente disposta a trabalhar melhor por um agro melhor”.

Em seguida, o empreendedor Rick Chesther contou sua história de vida, emocionando a plateia e inspirando o público ao contar sua trajetória de vendedor de água na praia palestrante em Harvard. “Eu sou o resultado do não que eu dei a todos os nãos que me deram”.

Chesther enfatizou: “O empreendedorismo é a revolução do termo ‘trabalhar por conta’”. Brincando, o palestrante fez uma alusão de sua vida ao meio rural. “Se a vida é a lei da semeadura, então a vida é agro”.

Talk Show – Em seguida, os palestrantes participaram de um debate, com a presença de Mauricio Saito e Roberta Maia. “Sobre a internet ou você navega ou você naufraga”, afirmou Chesther em referência aos avanços tecnológicos.

Participaram do evento o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário, Frederico Stella;  a 3ª diretora-secretária da Famasul, Maria Tereza Zahram; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o vice-presidente do Sindicato Rural de Nioaque, Cláudio Straliotto; o delegado do Sindicato Rural de Anaurilândia, Murilo Eduardo Franciscon Ricardo; o diretor do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Caminha;  o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes; o secretário municipal de Políticas de Juventude e Presidente do Conselho Municial de Juventude, Maicon Nogueira e o gerente da Agraer, Araquem Ibrahim. 

O evento, com o tema Super/Ação, é uma realização do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sistema Famasul, Famasul Jovem, MNP, Sindicato Rural de Campo Grande, com o patrocínio da Monsanto.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink