CI

Mais de 70 soldados vão ajudar no combate ao fogo

Eles vão reforçar o efetivo da Força Nacional contra as queimadas


Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que vai aumentar o efetivo da Força Nacional que ajuda a conter os incêndios na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão enviados 71 bombeiros militares mobilizados temporariamente do Distrito Federal e de Santa Catarina. Eles atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado.  

Os militares que são do Distrito Federal partem já nesta sexta-feira (9) e os de Santa Catarina já se encontram no local. A medida atende a um pedido do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Segundo o ministério, as despesas com o custeio das diárias ficarão a cargo do governo federal.

No local os soldados contam com a ajuda de aeronaves no combate às chamas. O bioma teve 14% queimado apenas em setembro e no total do ano são 26%, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Área atingida no ano chega a quase 33 mil km², o que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas.

De janeiro a setembro de 2020, o bioma teve 32.910 focos de queimadas. No mesmo período no ano passado, foram 6.476 focos de queimadas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.