Mais genes são ativos em milho de alto desempenho

DESCOBERTA

Mais genes são ativos em milho de alto desempenho

Reprodução híbrida conta com maior produtividade
Por: -Leonardo Gottems
595 acessos

Quando duas linhas de milho consanguíneos são cruzados um com outro, um efeito interessante ocorre: uma reprodução híbrida tem um rendimento significativamente mais alto que uma ou duas plantas mãe. Cientistas na Universidade de Bonn agora estão investigando um número de híbridos geneticamente distintos. Eles mostraram que a reprodução tem muito mais genes ativos que as mães originais. Esses resultados devem ajudar o cultivo de variedades de milho de ainda maior produtividade. Os resultados do estudo foram publicados na revista Current Biology.  

Criadores de plantas por muito tempo tem entendido que o cruzamento de variedades de milhos consanguíneos tem um efeito positivo na produtividade. No entanto, as causas do chamado efeito heterose não são claros. “Por essa razão, nós demos uma olhada mais próxima em uma combinação híbrida específica há alguns anos”, explica o professor Dr. Frank Hochholdinger do Instituto de Ciência de Cultivos de Conservação de Recursos na Universidade de Bonn. “Nós podemos mostrar que reprodução de híbrido tem muito mais genes ativos que os seus pais. Mas se aplicaram somente a essa combinação específica de plantas mãe ou se foi um mecanismo geral”.

No estudo, cientistas examinaram não só um, mas seis diferentes combinações de híbridos. As linhas foram distantemente relacionadas e igualmente distribuídas por todo a árvore filogenética do milho.

“Nós temos agora analisados genes que transcreveram nas plantas originais e no qual está a reprodução”, explica Jutta Baldauf, do Instituto. “Isso confirmou as descobertas de nosso trabalho inicial: os híbridos sempre contiveram um número muito maior de genes ativos que as mães”.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink