CI

Mandioca/CEPEA: Com menor rentabilidade, produtores sinalizam retração

Parte dos produtores manteve o bom ritmo dos trabalhos no campo



No geral, o clima foi favorável à colheita de mandioca na última semana, o que possibilitou o avanço da safra nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Ainda na expectativa de que os preços sigam caindo ou com necessidade de liberação de áreas, parte dos produtores manteve o bom ritmo dos trabalhos no campo.

No entanto, considerando as expressivas desvalorizações nas últimas semanas, que implicam em queda na rentabilidade, houve agricultores sinalizando retração na colheita. Ainda que o menor ritmo de colheita tenha sido pontual, há sinais de se reduzir ainda mais nas próximas semanas, já que os preços atuais se aproximam dos custos de produção. Na indústria de fécula, a oferta de raízes seguiu praticamente estável. Porém, algumas unidades já tiveram dificuldades em se abastecer.

O ritmo de processamento só não caiu ainda mais porque as fecularias se abasteceram com parte da mandioca que seria destinada às farinheiras, que seguem diminuindo a quantidade processada. Ainda assim, o valor médio a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 234,55 (R$ 0,4079/grama na balança hidrostática de 5 kg), recuo de 3,8% ante o período anterior e de 19% em quatro semanas. Esta é a menor cotação desde agosto/12, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de abril/14)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.