CI

Manejo da irrigação influencia na doçura dos frutos

Irrigação tem influência nos sólidos solúveis totais (º Brix) e garante níveis adequados de doçura dos frutos


Foto: Seane Lennon

A fruticultura está diretamente ligada à avaliação de parâmetros técnicos do fruto durante o ciclo e no momento da colheita. Critérios estes que são peso e diâmetro de fruto, coloração e sólidos solúveis totais. Este último parâmetro, é referente a “doçura” do fruto, muito conhecido também como o º Brix da fruta. Este sabor é um complexo de sólidos solúveis e substâncias voláteis armazenados durante o desenvolvimento da fruta.

Cada cultura e variedade possui um nível esperado de º Brix, como por exemplo, a variedade de uva de mesa BRS Vitória, possui um º Brix esperado de 16 a 18 no momento da sua colheita. Dessa forma, o mercado consumidor ao provar esta fruta, sabe que ela possui um nível de doçura alto, isso gera confiabilidade no consumidor no momento da compra. Segundo a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), o sabor é a principal causa da rejeição de frutas na aquisição e consumo.

Para se chegar a estes níveis de doçura específicos de cada variedade, o produtor deve se atentar a alguns critérios durante o ciclo, como a adubação com macro e micronutrientes, o manejo cultural e o manejo da irrigação. Através da irrigação localizada o produtor terá uma melhor distribuição de água e fertilizantes para planta, pois a oferta dos recursos é feita diretamente no sistema radicular da planta. A possibilidade de ofertar água e nutrientes em diferentes fases fenológicas também é um benefício, desde a poda até a colheita, os nutrientes são uniformemente distribuídos.

A oferta de água, seja em falta ou excesso, influencia diretamente nos níveis dos sólidos solúveis totais na fruta. O estresse hídrico controlado, é um tipo de manejo em que o produtor corta parcialmente ou na totalidade o fornecimento da água, a fim de proporcionar um maior acúmulo de açúcares. O ideal, é que o produtor utilize de ferramentas de manejo de irrigação para que faça a reposição da água para planta, através de ferramentas de monitoramento do solo, os conhecidos tensiômetros, estações meteorológicas e utilização do KC (coeficiente da cultura, para cada fase fenológica), de forma que a fruta no seu pomar esteja bem manejada hidricamente e nutricionalmente.

Através de um manejo de irrigação e fertirrigação bem ajustado, o produtor irá conseguir ter uma fruta com boa coloração, teores de açúcares de acordo com os mercados consumidores mais exigentes ao redor do mundo e que consequentemente trazem mais retorno financeiro para dentro da porteira.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.