CI

Manejo de dejetos e água na suinocultura é tema de palestra online

Emater/RS-Ascar e a Embrapa Suínos e Aves promoveram uma palestra online na tarde desta quinta-feira (10/12)


Foto: Pixabay

Buscando dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na região Norte do Estado envolvendo práticas de manejo de dejetos, água e solo, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, através do Escritório Regional de Frederico Westphalen, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, promoveu uma palestra online na tarde desta quinta-feira (10/12).

A atividade, realizada de forma virtual, reuniu extensionistas rurais, técnicos e produtores ligados ao setor da suinocultura e faz parte do projeto realizado pelas Emater/RS-Ascar e Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), através de um Contrato de Cooperação Técnica. Este projeto nasceu com o objetivo de qualificar a atividade da suinocultura na região Norte do Estado, especialmente no que tange ao manejo adequado de dejetos dos suínos, solo e água.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Valdir Sangaletti fez a abertura do evento, destacando a importância de trabalhar esta temática na região e alguns dos resultados já obtidos com o trabalho. O analista da Embrapa Suínos e Aves Evandro Barros fez a condução dos painéis e finalizou a atividade falando sobre o manejo de dejetos e a importância do uso do homogeneizador e o biorremediador no manejo de dejetos suínos.

O pesquisador da Embrapa Paulo Armando de Oliveira falou sobre a gestão racial da água na produção de suínos. O tema manejo de água e dejetos na suinocultura foi painel abordado pelo também pesquisador Alexandre Matthiensen, que enfocou em sua fala o potencial de aproveitamento de água da chuva na produção de suínos e aves.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen Luciano Schwerz acompanhou a atividade e salientou a importância de trabalhar esse tema na região. "Cada vez mais os produtores precisam de tecnificação e também fazer a gestão ambiental das atividades nas propriedades. O manejo da água é um tema extremamente importante, especialmente no período que estamos vivendo, de escassez hídrica. Planejar as atividades, pensando na reservação e manejo da água é fundamental. A Emater vem trabalhando nesse sentido, promovendo atividades de qualificação para o seu corpo técnico e para os produtores rurais, pensando na agregação de conhecimento e informações, visando o desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias e também das famílias que vivem no meio rural", afirmou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.