CI

Manejo de nematoides na soja ganha nova proteção desde o tratamento das sementes

Tecnologia prepara a soja desde a germinação e amplia o manejo integrado de nematoide


Foto: Divulgação

Os nematoides fitoparasitas estão entre os principais desafios para a estabilidade produtiva da soja brasileira. Espécies como Pratylenchus brachyurus, Meloidogyne javanica, Heterodera glycines, Rotylenchulus reniformis e Helicotylenchus dihystera podem comprometer o desenvolvimento radicular, a absorção de nutrientes e o acúmulo de biomassa antes mesmo do aparecimento de sintomas na parte aérea. Por isso, o manejo deve começar desde a implantação da lavoura, preparando a planta para responder ao estresse desde a germinação. 

A tecnologia que age de dentro para fora

O TEIKKO™, registrado no MAPA sob nº 35023, é um bioquímico desenvolvido pela PI AgSciences para tratamento de sementes de soja. Seu ingrediente ativo são Peptídeos Derivados de Proteína Harpin a 1% m/m (10 g/kg), que atuam por meio da tecnologia PREtec™ (Plant Response Elicitor Technology).

Em contato com a semente, os peptídeos promovem um estado de priming fisiológico, preparando a planta para responder de forma mais rápida e eficiente ao contato com nematoides. Assim, a tecnologia atua sistemicamente desde a germinação, complementando o manejo integrado e contribuindo para menor pressão de nematoides e maior estabilidade produtiva.

- Dose recomendada: 20 g/ha (90 µg/semente).
- Estabilidade: 36 meses em condições convencionais de armazenamento.
- Compatibilidade: Pacote de tratamento de sementes on-farm e industrial.

Resultados validados em condições reais

A tecnologia foi validada nas safras 2024/2025 e 2025/2026 por mais de 60 instituições em oito estados brasileiros. Na Fundação MS, foram registrados 100% de controle de R. reniformis aos 30 DAE, 85,71% de redução de P. brachyurus nas raízes e ganho de +9,72 sc/ha sobre a testemunha. Na Fundação MT, protocolo plurianual indicou reduções de até 51,2% de P. brachyurus, 43,5% de H. glycines e produtividade acumulada superior em +3,21 sc/ha, sem fitotoxidez. Com adoção por mais de 400 produtores, os Peptídeos Derivados de Proteína Harpin a 1% ampliam o manejo integrado com proteção ativa desde o tratamento de sementes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7