Manejo inadequado faz soja RR perder eficiência
A soja transgênica Roundup Ready (RR) começa a apresentar problemas
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
A soja transgênica da Monsanto, conhecida como Roundup Ready (RR), começa a apresentar problemas, com a ervas daninhas tornando-se mais resistentes ao produto especialmente no Rio Grande do Sul, onde a cultura geneticamente já representa quase 100% do cultivo. O engenheiro-agronômo e pesquisador da Embrapa Soja e Trigo, Dionízio Gazziero, diz que o fenômeno começa a se manifestar devido ao manejo inadequado das lavouras, o que faz perder a eficiência da tecnologia usada no produto. Ele não dimensionou a área afetada.
A semente de soja RR da multinacional americana é tolerante ao herbicida à base de glifosato (Roundup), conhecido pela a eficiência de eliminar qualquer tipo de planta daninha. Em comunicado, a Monsanto disse que a resistência da plantas ao glifosato ou a qualquer outro herbicida é um fenômeno natural. A opinião é compartilhada por Gazziero. "Isso ocorre devido à variabilidade genética das populações de plantas daninhas", disse a Monsanto. O Roundap é utilizado no Brasil desde 1976 nas culturas convencionais.
Diante da perda da resistência da soja, Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de anti-transgênicos do grupo ambientalista Greenpeace, alertou para o aumento da dose de herbicida para combater as ervas daninhas. "O produtor rural está elevando a dose de agrotóxico. Isso representa mais química no solo e mais resíduo do veneno na planta que vai parar em nosso prato", disse ela.
Por se tratar de um "evento relativamente novo", o pesquisador da Embrapa, Gazziero, afirma, entretanto, que ainda não houve a necessidade de aumentar a dosagem do glifosato nas lavouras da soja transgênica. Mas ele não descartou a possibilidade disso vir a acontecer se o produtor não fizer o manejo adequado da lavoura. Pelo mesmo motivo, os Estados Unidos e Argentina, os principais produtores mundiais de transgênicos, tiverem de elevar a aplicação do agrotóxico.
Gazziero diz ser necessário ter muito cuidado com o manejo: fazer rotação de cultura, alternar o plantio da soja transgênica com a convencional e não deixar o solo descoberto, entre outros. A Monsanto acrescenta que tudo depende também do momento e forma da aplicação, dose utilizada, além da interferência de fatores climáticos.