Manual técnico explica como produzir feno a campo
O material contém informações relevantes na área de nutrição e produção animal, com abordagem teórica e prática
Os produtores rurais de Mato Grosso que quiserem saber um pouco mais como produzir feno podem consultar o “Manual Técnico para Produção de Feno a Campo”, elaborado por Nelson Vital Monteiro de Arruda, professor do Departamento de Zootecnia, do Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Arruda também é educador nos cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT).
Segundo o professor, o feno é uma das alternativas de estocar o alimento que sobra no período das águas e aproveitá-lo na seca. “Sendo Mato Grosso o estado detentor do maior rebanho bovino do país e de uma equinocultura em franco desenvolvimento, a pecuária representa um dos mais importantes segmentos da sua economia”, diz Arruda ao justificar os motivos que o levaram a produzir esse manual técnico.
O material contém informações relevantes na área de nutrição e produção animal, com abordagem teórica e prática. Os temas apresentados vão desde conceitos básicos, escolha da forrageira, equipamentos de proteção, corte e secagem, determinação do ponto do feno, uso da enfardadeira, transporte do feno, armazenamento, perdas, aspectos de um bom feno e até as quantidades de feno a serem fornecidas aos bovinos e equinos.
Além de melhorar a renda do criador, a expectativa do pesquisador é “difundir essas técnicas junto aos produtores, exatamente neste momento em que não mais existem fronteiras agrícolas, de modo que a produção animal, que já causou impactos ambientais muito grandes em nosso estado, seja realizada de forma sustentável nas suas dimensões ecológica, econômica e social”, diz.
O autor também descreve no manual um processo a campo com energia solar e energia eólica para desidratação da planta, ou seja, usando o sol e o vento, o que não gera custos e não polui o ambiente.
O material está disponível gratuitamente pela internet. Acesse aqui.