Mão de obra e automação serão vitais na avicultura
CI
Imagem: Divulgação
NOVO NORMAL

Mão de obra e automação serão vitais na avicultura

Fundamental para melhorar as condições de trabalho, eliminando tarefas repetidas e potencial de contaminação
Por: -Leonardo Gottems

Como a combinação inteligente de mão de obra e automação vai ajudar a indústria de frango no Brasil? De acordo com Mariano Iocco, diretor de Marketing da Sealed Air para América Latina, esses dois fatores é que vão ajudar o setor a vencer os enormes desafios desse momento, que chegaram com a pandemia.

“A necessidade do distanciamento na operação, o reforço dos protocolos de segurança e o apoio emocional aos operadores. Isso tudo traz ainda um olhar mais cuidadoso para os processos de automação na indústria, que vem percebendo cada vez mais a relevância da combinação de mão de obra com tecnologia para atingir mais eficiência operacional”, aponta.

De acordo com ele, a automação não apenas torna a força de trabalho mais eficiente, mas também é fundamental para melhorar as condições de trabalho, eliminando tarefas repetidas e potencial de contaminação cruzada: “Sem dúvida, é a chave para reduzir ainda mais as taxas de incidência de lesões e doenças no setor. Vemos que é uma ganha-ganha para a força de trabalho, melhorando a produtividade e reduzindo a rotatividade de funcionários. Além disso, a automação permite o uso de materiais mais finos e, consequentemente, reduz o consumo de plástico, reduzindo a pegada de carbono”.

MÃO DE OBRA

Mariano Iocco salienta que administrar a mão de obra é um gargalo para a avicultura não só no Brasil, mas até para o mercado norte-americano. “Grandes players cogitam a ampliação do uso robôs nas plantas, tendo em vista a escassez de recursos humanos e a preocupação com a saúde dos colaboradores. Neste quesito, a automação abre caminho para capacitar a força de trabalho a fim de direcioná-la para processos que, de fato, precisam do trabalho humano”, ressalta.

“As indústrias estão passando por um processo disruptivo, que exige trabalhadores mais qualificados, com mais facilidade para interpretar, calcular e inovar. Com os olhos no futuro, é hora de buscar soluções duradouras que ajudem o momento presente e que ampliem as possibilidades para os anos seguintes. A automação não apenas fornecerá uma solução multifacetada para o desafio do trabalho, mas também aumentará a lucratividade e permitirá que a indústria continue atendendo a demanda cada vez maior hoje e amanhã”, conclui.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink