CI

Mapa autoriza retomada de importação de leite e queijo da Argentina


O Ministério da Agricultura, Pecuária a Abastecimento voltou a permitir o ingresso, no Brasil, de produtos de origem animal de espécies susceptíveis à febre aftosa (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e bubalinos) provenientes da Argentina, informou hoje o diretor interino do Departamento de Defesa Animal (DDA), Jamil Gomes de Souza.

Com isso, o Brasil retoma a importação de leite em pó, queijo e outros subprodutos de origem animal daquele País. As compras foram suspensas na semana passada, após a confirmação, por autoridades Argentinas, de um foco de febre aftosa registrado na província de Salta.

Fica mantida a proibição de ingresso de animais vivos, carne com osso e carne desossada e maturada da Argentina. Gomes de Souza explicou que a retomada das importações de produtos de origem animal foi acertada a partir das informações epidemiológicas e medidas sanitárias adotadas pelo Serviço Nacional de Sanidade Animal e Qualidade Agroalimentar (Senasa), da Argentina.

De acordo com mensagem encaminhada pelo DDA a todos os delegados Federais de Agricultura, os produtos autorizados a entrarem novamente no Brasil são submetidos a processos físicos ou químicos capazes de inativar ou destruir o vírus da febre aftosa.

A retomada das importações de carne com osso e carne desossada e maturada ficará na dependência da realização de visita técnica de uma missão veterinária brasileira, ainda este mês, à Argentina. A missão vai avaliar as condições sanitárias e os riscos da importação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.