CI

Mapa divulga calendário dos próximos leilões de soja

Serão realizadas seis operações até o dia 31 de janeiro do próximo ano


A Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (01-12) o calendário dos próximos leilões de soja da safra 2006/07. Serão realizadas seis operações até o dia 31 de janeiro do próximo ano, data do último pregão.

O total da oferta é de 12 milhões de toneladas, que serão negociadas em duas modalidades: sete milhões de toneladas por meio de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) e cinco milhões de toneladas via Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda (PROP). Cada produtor poderá adquirir até 500 mil sacas, na soma dos leilões.

É a primeira vez o governo interfere no mercado antes da colheita da soja. O objetivo é sinalizar as cotações futuras do grão e, com isso, dar garantia de preço aos produtores rurais. Três leilões já foram realizados nessa linha. Foram ofertadas até agora 5 milhões de toneladas e comercializadas 1,7 milhão. Desse total, 1,4 milhão de toneladas foram negociadas no Mato Grosso, o equivalente a 82,3%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.