Mapa divulga entidades que capacitarão jovens e mulheres

Agronegócio

Mapa divulga entidades que capacitarão jovens e mulheres

Convênios devem ser assinados ainda neste ano
Por:
1005 acessos
Convênios devem ser assinados ainda neste ano para a implementação já em 2013

Jovens e mulheres das regiões Sul e Nordeste do País serão capacitados para a atuação em cooperativas. O resultado da primeira chamada para seleção de projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo para juventude dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa) foi divulgado nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram selecionadas duas entidades, sem fins lucrativos, que realizarão as oficinas e cursos de formação de multiplicadores cooperativista. O Governo repassará R$ 800 mil para a execução dos projetos e os convênios devem ser assinados ainda neste ano para a implementação já em 2013.


Entre as atividades previstas na capacitação estão aulas teóricas e práticas e visitas técnicas a cooperativas e associações rurais, com abordagem dos aspectos sociais, técnicos e econômicos, bem como os fundamentos legais relacionados ao setor. A ideia é aprofundar ações que venham a fortalecer a institucionalização de políticas públicas voltadas ao cooperativismo, à inclusão social e ao protagonismo juvenil nas associações rurais e cooperativas nas duas regiões. Os beneficiados são jovens a partir de 15 anos e mulheres agricultoras dos Ceffas de ambas as regiões. O prazo para execução dos projetos é de 18 meses. As entidades deverão apresentar contrapartida no valor mínimo de 5% para o projeto do Nordeste e de 10% para o do Sul.


Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, a ação visa aumentar a participação dos jovens e das mulheres e preparar novas lideranças para disseminar valores do sistema cooperativista, um dos segmentos que mais emprega e gera renda no País. “A ação tem como objetivo incentivar as redes de cooperativas e debater com esse público as políticas do desenvolvimento da gestão do cooperativismo”, salientou Rocha.


A seleção das entidades foi feita por meio de processo realizado pelo Mapa. O ministério publicou edital no Diário Oficial da União (DOU) com as regras e as entidades puderam cadastrar seus projetos até o dia 21 de outubro, no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink