CI

Mapa divulga Zoneamento para Amendoim em 14 estados

O Amendoim adapta-se a uma larga faixa de climas, desde os equatoriais até os temperados


Nos Diários Oficiais desta segunda e terça-feira (27 e 28), o Mapa estipulou o zoneamento Agrícola para a cultura de Amendoim no ano-safra 2009/2010 para os estados: Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

A portaria considera a necessidade de definição das regiões homogêneas de adaptação, com o objetivo de orientar a indicação de cultivares no zoneamento agrícola da cultura do amendoim nos estados relacionados, para o ano-safra 2009/2010.

O Amendoim adapta-se a uma larga faixa de climas, desde os equatoriais até os temperados. A cultura desenvolve-se melhor, com produtividade mais elevada, em climas quentes. Temperaturas de 30°C, ou ligeiramente superiores, são as mais benéficas para a germinação, desenvolvimento inicial das plantas e, também, na formação do óleo.

Temperaturas médias diárias na faixa de 25ºC a 30ºC, com pelo menos cinco meses com temperaturas médias acima de 21ºC, são as indicadas para obtenção de produtividades elevadas. Ocorrências de temperaturas acima dos 33ºC e abaixo dos 18ºC, principalmente na fase da germinação e desenvolvimento inicial, são prejudiciais à cultura. O amendoim é muito sensível ao déficit hídrico especialmente no período de florescimento.

O zoneamento agrícola orienta os produtores sobre as características da cultura, especifica os tipos de solos, períodos propícios para o plantio e relaciona os municípios considerados aptos ao cultivo de amendoim.

Confira abaixo as Portarias do zoneamento, por estado:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.