CI

Brasil mira retomada de exportação de pescado à Europa

Exportações de pescado do Brasil para a União Europeia estão suspensas desde 2017


Foto: Pixabay

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta quinta-feira (18) com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para debater a retomada das exportações de pescado brasileiro para a União Europeia. O governo federal, por meio dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Pesca e Aquicultura (MPA), vem adotando uma série de medidas com vistas à reabertura do mercado europeu.

“Essa reabertura é uma prioridade para nós. Aguardamos com expectativa a auditoria nas plantas frigoríficas de pescado brasileiras, prevista para o primeiro semestre de 2026, etapa essencial para a retomada desse mercado”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

“Decidimos pela criação de um grupo de trabalho interministerial, com o apoio da Câmara Setorial da Produção e Indústria dos Pescados. Vamos juntos planejar e organizar essa missão, num esforço coletivo com o setor produtivo para garantirmos o protagonismo que merecemos no mercado externo, com foco na valorização do nosso pescado lá fora”, afirmou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Desde 2023, Mapa e MPA mantêm diálogo permanente com a autoridade sanitária da União Europeia. Nesse período, já foram adotadas medidas para atender aos critérios higiênico-sanitários exigidos das embarcações pesqueiras interessadas em exportar para a União Europeia e o Reino Unido.

As exportações de pescado do Brasil para a União Europeia estão suspensas desde 2017.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7