CI

Mapa indica áreas para plantio de sorgo e abacaxi

O cultivo do abacaxi está indicado para regiões da Bahia, Piauí e Pará


O zoneamento agrícola publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira (11-10), levanta as áreas aptas e os períodos de semeaduras para o plantio do sorgo granífero em Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal. O cultivo do abacaxi está indicado para regiões da Bahia, Piauí e Pará.

O sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) é uma planta de origem tropical, de dias curtos e com altas taxas fotossintéticas, exigindo clima quente. A temperatura do ar ideal para o desenvolvimento da cultura varia de acordo com a cultivar empregada. A maioria dos materiais genéticos de sorgo requer temperaturas superiores a 21°C. As temperaturas abaixo de 16°C e superiores a 38°C reduzem a produtividade.

Apesar de resistente à seca, a falta de água, principalmente na fase de florescimento e de enchimento de grãos, pode reduzir a produção. Nas semeaduras tardias e nos cultivos após uma safra de verão, a produtividade do sorgo é afetada pelo regime de chuvas, pelas limitações de radiação solar e pelas temperaturas baixas no final do ciclo.

Originário do Brasil, o abacaxi (Ananas comosus L. Merril) é economicamente explorado na maioria dos estados e contribui para a geração de renda e emprego. Típico das regiões tropicais e subtropicais, abacaxizeiro é sensível à seca, especialmente durante o período de crescimento vegetativo, quando são determinados o tamanho e as características do fruto.

A temperatura média anual adequada para seu cultivo está em torno de 22°C e 31°C, mas a cultura suporta a mínima de 5ºC e a máxima de 40ºC. As geadas e a prevalência das temperaturas baixas afetam a produção. A radiação solar influencia o crescimento vegetativo e a qualidade do fruto. O ciclo de cultivo, do plantio à colheita, varia conforme a região. No Sul, é de 24 meses e nas regiões próximas ao Equador, 18 meses.

Acesse as portarias nº 355 a 367, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (11-10), com as orientações para o plantio de sorgo granífero e o abacaxi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.