CI

Mapa participa de encontro da Fao em Roma

O encontro tem como principal objetivo rever as propostas de Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias


O diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Odilson Ribeiro, vai participar de 25 a 29 próximos, em Roma, da 6ª Reunião do Comitê de Normas da Convenção Internacional de Proteção de Vegetais.

O encontro - que vai ocorrer na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) - tem como principal objetivo rever as propostas de Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias (NIMFs), provenientes de grupos de trabalho de especialistas e de painéis técnicos, para submetê-las à consulta dos países membros da Convenção, após aprovação pelo Comitê.

Segundo Ribeiro, os pontos mais importantes da agenda se referem à revisão das NIMFs sobre princípios de quarentena vegetal para o comércio internacional e guia de análise de riscos de pragas, além da aprovação de uma norma para caracterização de área livre da mosca das frutas, que teve o Brasil como coordenador do grupo de trabalho.

Na reunião serão propostas, ainda, medidas para implementar um sistema de elaboração de NIMFs, cuja importância vem crescendo nos últimos anos já que são elas que balizam o comércio mundial de vegetais e seus produtos, sendo reconhecidas como referência na área fitossanitária pela Organização Mundial do Comércio.

Da reunião vão participar 25 representantes das 7 regiões do mundo (América Latina e Caribe, América do Norte, África, Oriente Médio, Ásia Oceania e Europa), que voltam a se encontrar em novembro próximo, quando o Comitê de Normas apreciará as sugestões dos países membros e as encaminhará à Comissão de Medidas Fitossanitárias para aprovação final.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.