CI

Mapa promove 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos

Eventos pretendem conscientizar consumidores para importância da produção orgânica


Eventos em todas as unidades da federação pretendem conscientizar consumidores para importância da produção orgânica

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove entre os dias 27 de maio e 3 de junho, em todo o país, a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa conta com a parceria de organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrgs).


O objetivo é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos e os sistemas de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar em larga escala os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. “É necessário informar aos consumidores sobre esse mercado, pois muitos ainda não compreendem o que é produto orgânico e não sabem onde encontrá-lo”, destaca o coordenador de agroecologia do Mapa, Rogério Dias. Ele ressalta que a melhor maneira de avaliar os resultados da iniciativa é o retorno do mercado. “Segundo os produtores, aumenta a procura por produtos orgânicos após os eventos da semana para conscientização sobre o tema.”

A conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos. A grande parte constituída por agricultores familiares responsáveis diretamente pelo manejo e trato da terra e pelo cuidado na preservação de outros recursos naturais, como a água. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares.

A organização da iniciativa – que será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal – é promovida pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa. O departamento é responsável pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica, como a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle.


Durante o evento, os participantes poderão conhecer detalhes e aprender técnicas de cultivo desses alimentos por intermédio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Também será possível conferir o sabor de alguns produtos em degustações de orgânicos.

A programação nos estados, definidas de acordo com as necessidades de cada região, pode ser conferida na página especial sobre produção de orgânicos do ministério (http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.