Mapa promove 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)


Agronegócio

Mapa promove 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos

Eventos pretendem conscientizar consumidores para importância da produção orgânica
Por:
1493 acessos
Eventos em todas as unidades da federação pretendem conscientizar consumidores para importância da produção orgânica

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove entre os dias 27 de maio e 3 de junho, em todo o país, a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa conta com a parceria de organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrgs).


O objetivo é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos e os sistemas de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar em larga escala os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. “É necessário informar aos consumidores sobre esse mercado, pois muitos ainda não compreendem o que é produto orgânico e não sabem onde encontrá-lo”, destaca o coordenador de agroecologia do Mapa, Rogério Dias. Ele ressalta que a melhor maneira de avaliar os resultados da iniciativa é o retorno do mercado. “Segundo os produtores, aumenta a procura por produtos orgânicos após os eventos da semana para conscientização sobre o tema.”

A conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos. A grande parte constituída por agricultores familiares responsáveis diretamente pelo manejo e trato da terra e pelo cuidado na preservação de outros recursos naturais, como a água. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares.


A organização da iniciativa – que será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal – é promovida pelo Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa. O departamento é responsável pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica, como a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer detalhes e aprender técnicas de cultivo desses alimentos por intermédio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Também será possível conferir o sabor de alguns produtos em degustações de orgânicos.


A programação nos estados, definidas de acordo com as necessidades de cada região, pode ser conferida na página especial sobre produção de orgânicos do ministério (http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos).

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink