Mapa promove treinamento em produção avícola orgânica
CI
Agronegócio

Mapa promove treinamento em produção avícola orgânica

Por:
Entre os dias 9 e 13 de julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu treinamento em biossegurança e sanidade avícola aplicadas à produção orgânica aos técnicos da pasta. O evento aconteceu paralelamente, em Porto Alegre, ao Seminário Produção Animal Orgânica.


A biossegurança é uma das principais ferramentas no controle de enfermidades. Cerca de 60% das enfermidades infecciosas humanas têm origem nos animais domésticos e selvagens, assim como 70% das novas infecções humanas. Com o aumento da demanda de proteína animal, cresce também o número de rebanhos e, consequentemente, o risco sanitário.


Durante o curso, foi apresentado um panorama da avicultura comercial nos Estados do RS, SC, PR, SP, MG, RJ e ES, inclusive relativas às principais doenças de aves comerciais e sua importância na saúde pública. Outros painéis debateram os aspectos legais deste tipo de comércio, produtos e subprodutos, com ênfase em feiras.


Relativo às formas de tratar o tema da segurança na avicultura agroecológica, os participantes discutiram quanto ao manejo sanitário, armazenagem e processamento de insumos e alimentos, além de procedimentos para biossegurança e sugestão de check-list para inspeções em unidades de produção.


A organização do evento ficou a cargo da Coordenação de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e a Coordenação de Defesa de Sanidade Avícola da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink