CI

Mapa vai discutir seguro rural do trigo

O projeto Monitor do Seguro Rural vai acontecer na próxima sexta-feira (24), às 15h


Foto: Marcel Oliveira

O Ministério da Agricultura, por meio do Departamento de Gestão de Riscos, com apoio das entidades representativas dos produtores rurais, cooperativas e companhias seguradoras, vai discutir os produtos e serviços ofertados pelas seguradoras e propor melhorias para o seguro rural do trigo.

O projeto Monitor do Seguro Rural vai acontecer por meio de videoconferência, na próxima sexta-feira (24), às 15h. A cultura conta com 13 companhias de seguro habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), abrangendo todas as regiões produtoras. Na safra passada foram contratadas 9 mil apólices em uma área segurada de 526 mil hectares e R$ 1 bilhão de valor segurado. "Os produtores de trigo beneficiados no programa tendem a aumentar, pois em final de julho ainda será computado mais um lote de apólices das culturas de inverno", afirma o Secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum. 

Neste mês ainda serão discutidas melhorias no seguro rural de grãos como soja, arroz e milho, frutas, olerícolas, pecuária de corte e leite, florestas, aquícola, café, algodão, cana-de-açúcar, suínos, aves e culturas de inverno. Até o momento o evento discutiu a cultura da banana.

VEJA: Mapa inclui a cultura da banana para estimular a contratação de seguro rural

O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural. O seguro rural é destinado aos produtores pessoa física ou jurídica, independente de acesso ao crédito rural. Para os grãos em geral, o percentual de subvenção ao prêmio pode variar entre 20% e 40%, a depender da cultura e tipo de cobertura contratada. No caso das frutas, olerícolas, cana-de-açúcar e demais modalidades (florestas, pecuário e aquícola) o percentual de subvenção ao prêmio será fixo em 40%. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.