CI

Mapeamento vai avaliar áreas para plantio de eucalipto próximo ao Porto do Açu

A Embrapa assinou Acordo de Cooperação Técnica para o mapeamento áreas para plantio de florestas de eucalipto


Foto: Divulgação / Goreti Braga

A Embrapa Territorial assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Porto do Açu Operações para o mapeamento de potenciais áreas para plantio de florestas de eucalipto, entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os estudos avaliam a aptidão agrícola, bem como de viabilidade econômica e operacional, para atração de indústrias dos setores de biomassa e de papel e celulose para o Distrito Industrial de São João da Barra, RJ, no Porto do Açu. 

Para tanto, está sendo mapeada uma área correspondente a um raio logístico de 150 km. O analista Gustavo Spadotti, supervisor do Grupo de Gestão Estratégica da Embrapa Territorial (Campinas, SP), explica que esse raio é menor do que o convencional, porque considera o trajeto da malha viária disponível para levar matéria-prima até as unidades de processamento. “Para qualquer segmento econômico, logística de transporte e armazenagem é ponto decisivo para a viabilidade do negócio. Isso vale para todas as cadeias do agro, inclusive a silvicultura”, afirma.

O trabalho prevê a organização de um banco de dados espaciais inédito das condições de solo e clima da região, delimitando oportunidades para empreendimentos agrícolas e produtores rurais. A cooperação com o Porto do Açu integra a carteira de projetos da Embrapa em parceria com o setor privado. “Unir a pesquisa pública e a iniciativa privada em trabalhos como este potencializa os processos de gestão focada no desenvolvimento territorial sustentável e a possibilidade de investimentos focados no aumento da produção agroindustrial”, opina Spadotti. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.