CI

MapOrgânico facilita acesso de produtores aos consumidores de orgânicos durante a Covid-19

O objetivo é apoiar a produção local de orgânicos certificados


Foto: Daniela Maciel

A Embrapa Territorial, em parceria com a Rede Agroecologia Leste Paulista, a Associação de Agroecologia Natural de Campinas e Região (ANC) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está atualizando a base de dados do MapOrgânico, em apoio aos agricultores, comerciantes e consumidores de produtos orgânicos certificados de Campinas e Região.

O objetivo é apoiar a produção local de orgânicos certificados e oferecer uma ferramenta com informações sobre a comercialização de produtos orgânicos para facilitar o acesso aos consumidores durante a pandemia do Covid 19. Os proprietários de estabelecimentos que comercializam produtos orgânicos certificados e inscritos no MapOrgânico estão sendo contactados para atualização de seus dados. 

Já os que ainda não estão inscritos, devem cadastrar seu ponto de venda e preencher o formulário eletrônico disponível em: https://bit.ly/maporganico_insiraseuponto. O questionário a ser preenchido busca informações quanto ao tipo de venda, tipo de certificação de orgânicos, localização geográfica, produtos, contato, horários de funcionamento, entre outros dados.

Na opinião da analista Daniela Maciel, da Embrapa Territorial, a iniciativa é uma forma de estimular a produção e o consumo local. “A pandemia do Covid-19 tem afetado muitos agricultores de orgânicos da região metropolitana de Campinas. As feiras orgânicas foram canceladas, em sua maioria, e uma alternativa é a entrega domiciliar, o que muitos agricultores e comerciantes estão dispostos a fazer”, comenta. 

Para a bióloga Giovanna Garcia Fagundes, do Departamento de Biologia Animal/IB da Unicamp, no contexto atual, ampliar a possibilidade de conexão entre agricultores e consumidores é fundamental tanto como mecanismo de promoção de segurança alimentar e nutricional quanto de manutenção de renda e empregos.

Giovanna Fagundes e dois estagiários bolsistas do Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp estão fazendo a atualização dos dados dos pontos de comercialização cadastrados e buscando por novos usuários.

Os dados cadastrais das feiras orgânicas realizadas no município de Campinas estão atualizados no MapOrgânico. Algumas feiras foram suspensas no final de março e ainda não há informações sobre o retorno.

Mapeamento colaborativo

Nas Semanas de Agricultura Orgânica, realizadas em 2014 e 2015, foram apontadas demandas para ampliação da comercialização e do acesso a produtores orgânicos de Campinas e Região. O diagnóstico dessas demandas indicou o mapeamento dos pontos de venda como fundamental para fomentar a consolidação do mercado regional.

A partir desta demanda foi organizado um grupo de trabalho composto por representantes da Embrapa Territorial, Unicamp e ANC para elaboração de um mapa colaborativo. O Maporgânico foi lançado em 2016 e conectado ao âmbito da Rede de Agroecologia do Leste Paulista.

A ferramenta foi criada a partir do conceito de Circuitos Curtos (CC), que considera, no máximo, um intermediário entre produtor e consumidor. Para consultar o MapOrgânico, acesse: https://bit.ly/map_organicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.