Maranhão investe no combate à aftosa
CI
Agronegócio

Maranhão investe no combate à aftosa

Por:

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) vai investir R$ 1,3 milhão em ações de defesa animal, com foco principal na erradicação da febre aftosa este ano. O investimento foi anunciado pela gerente de agricultura e pecuária do Maranhão, Conceição Andrade, no lançamento da campanha contra a aftosa no estado. "Em 2003 queremos elevar o Maranhão à condição de médio risco."

A meta da campanha contra a aftosa no Maranhão é alcançar 100% de cobertura vacinal este ano. A Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) informou que o Maranhão comprou no ano passado 8,343 milhões de doses de vacina contra a febre aftosa, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

Para o presidente da Ascem, Cláudio Azevedo, este dado leva à conclusão de que a cobertura vacinal contra a aftosa no Maranhão em 2002 atingiu 100%, já que o rebanho maranhense é estimado em quatro milhões de animais.

"Isto é uma prova de que o criador maranhense está consciente. Esperamos que o governo faça a parte dele que é instalar as barreiras sanitárias e concluir o cadastro dos criadores", disse Azevedo.

Para o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, que presidiu a solenidade de lançamento da campanha, realizada em São Luís, o criador maranhense já está consciente da importância de vacinar o gado contra a aftosa. O governo estabeleceu uma meta de erradicar a doença até 2004. A expectativa dos criadores é de que até aquele ano o estado receba do Escritório Internacional de Epizotias (EIE) o atestado de "zona livre da aftosa".


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.