Massey Ferguson promove 2º Encontro Mulheres no Agronegócio na Expodireto Cotrijal 2019

Encontro

Massey Ferguson promove 2º Encontro Mulheres no Agronegócio na Expodireto Cotrijal 2019

Presença feminina também estará nos test drives
Por:
54 acessos

Presença feminina também estará nos test drives, com máquinas da marca conduzidas por estudantes de pós-graduação em áreas relacionadas ao agro

A Massey Ferguson promove nesta quarta-feira, 13 de março, às 11h, o 2º Encontro Mulheres no Agronegócio na Expodireto Cotrijal 2019, feira de agronegócios em Não-Me-Toque (RS). Mediado por Kellen Severo, âncora e editora-chefe do telejornal Mercado & Cia., do Canal Rural, o evento será uma troca de experiências sobre o importante papel das mulheres no mundo rural.

Entre as debatedoras, está Ana Luisa Bertagnolli, responsável pela área administrativo-financeiro do Grupo SA, que trabalha com agricultura, criação de gado e assistência técnica em 12 mil hectares em Alegrete e Santiago, ambos municípios gaúchos. Com formação em pedagogia, ela enfrentou desafios quando resolveu ingressar no negócio da família.  “Minha missão era ajudar na profissionalização da gestão. Hoje, o trabalho está muito mais organizado, e todos os funcionários estão mais motivados”, afirma.

Já Silvana Olga Binsfeld é filha de pequenos produtores e atualmente auxilia o marido a administrar o Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma propriedade centenária no interior do Rio Grande do Sul. “Todo mundo sempre viveu no campo, quero passar esse legado para meus filhos”, conta.

Uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), aponta que o número de mulheres no agronegócio aumento 8,3% de 2004 a 2015. Hoje, elas são melhor preparadas e já ocupam os principais cargos de gestão.  Um exemplo é a agrônoma Eloise Roos, outra participante do 2º Encontro Mulheres no Agronegócio, que assumiu a propriedade da família, a Agrícola Três Fronteiras, logo que saiu da faculdade, e foi responsável pela modernização dos equipamentos e da infraestrutura da fazenda. “As mulheres têm uma visão mais minuciosa do negócio e são melhores na gestão de pessoas”, ressalta. “Para as jovens que estão ingressando nesse universo, minha dica é manter o foco e estar segura do seu trabalho”, aconselha.

Outra participante do debate é a assistente técnica regional na área social da Emater/Ascar, Dulce Rech. Sua missão é estimular o desenvolvimento socioeconômico em comunidades rurais da região de Frederico Westphalen (RS), atuando em questões como mulher e juventude rural, promoção da cidadania e segurança – ela coordena o trabalho realizado em mais de 42 municípios, totalizando cerca de 24 mil famílias rurais. “Meu objetivo é ajudar a mulher a vencer o machismo e ocupar espaços no meio rural, demonstrando as vantagens que agregamos ao agronegócio”, pontua.

Mulheres conduzem as máquinas

A presença feminina no universo Massey Ferguson também poderá ser conferida nos test drives realizados pela marca durante a Expodireto Cotrijal 2019, que terão duas mulheres na condução das máquinas. Daniela Herzog, engenheira agrônoma e aluna de mestrado em Engenharia Agrícola, e Jaqueline Ottonelli, engenheira florestal e doutoranda em Mecanização Agrícola.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink