CI

Mato Grosso colherá safra recorde de algodão

A área plantada com a pluma nesta safra deverá superar em 37,5% a anterior


Mato Grosso deverá colher uma safra recorde de algodão este ano. Isto porque a área plantada com a pluma nesta safra deverá superar em 37,5% os números da última temporada agrícola, conforme dados da Globalsat. No ciclo 2005/2006 a pluma ocupou cerca de 400 mil hectares. Agora, a previsão é que o plantio totalize 550 mil hectares. Em relação à safra 2004/2005, a estimativa é de ampliação de 29,4% nas extensões de cultivo do algodão, uma vez que naquele ano agrícola a pluma ocupou uma área de 425 mil hectares no Estado.

O diretor técnico da Globalsat, Leandro Fabiani, acredita que a expansão nos terrenos destinados ao cultivo de algodão em parte está relacionada com os preços da soja. Entre agosto e outubro do ano passado, época em que os agricultores decidem quanto vão plantar, o valor da oleaginosa no mercado estava desfavorável. Em função disso, muitos cotonicultores que também já plantavam soja destinaram parte das áreas antes semeadas com a oleaginosa para o cultivo da pluma. “Na hora de tomar a decisão o algodão estava em alta”.

Fabiane avalia que se os produtores tivessem que decidir hoje sobre a extensão das áreas de plantio, talvez o cenário agrícola fosse diferente –com uma possível ampliação na área cultivada com soja e queda na quantidade de terrenos semeados com algodão. Isto poderia acontecer porque nos últimos 60 dias do ano passado o preço da soja no mercado internacional teve uma reação, fazendo com que o plantio do grão passasse a ser novamente interessante aos produtores do Estado.

Conab – De acordo com os números oficiais, a safra de algodão em Mato Grosso será de 501,4 mil hectares. Uma área 8,84% inferior à aferida pela Globalsat. Em relação à safra passada, a projeção é de aumento de 37% na extensão dos terrenos usados no plantio da pluma. Na safra 2005/2006, de acordo com a Conab, os produtores do Estado plantaram 366 mil hectares de algodão. Já na safra 2004/2005, foram cultivados 451,6 mil hectares –o que representa que nesta safra haverá aumento de 10,9% na área plantada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.