Agronegócio

Mato Grosso do Sul tem o menor rebanho bovino dos últimos 15 anos

MS fechou 2012 com 21,4 milhões de bovinos e hoje está em quarto lugar no ranking nacional
Por:
631 acessos
MS fechou 2012 com 21,4 milhões de bovinos e hoje está em quarto lugar no ranking nacional

Um dos aspectos das transformações do agronegócio em Mato Grosso do Sul foi confirmada em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (10.10). Conforme a entidade, o Estado encerrou 2012 com o menor rebanho bovino dos últimos 15 anos. São 21,49 milhões de cabeças – retrocedendo na série histórica do IBGE, esse volume só supera o de 1998, quando havia nos campos sul-mato-grossenses 21,42 milhões de bovinos. A reportagem está na edição desta sexta-feira (11.10) do jornal Correio do Estado.


Segundo a reportagem de Osvaldo Júnior, desde 2003, quando o pecuária estava no ápice, o encolhimento do rebanho chega a 14%. No período, o Estado perdeu 3,5 milhões de animais.

Para o analista de mercado pecuário da Rural Business, Júlio Brissac, a redução do rebanho resulta do descarte de matrizes. “A queda nos estoques bovinos vão continuar e vão ser ainda mais expressivas, pois junto com o atual abate forte de fêmeas, vão ser geradas sequelas ainda mais fortes nos estoques bovinos do Brasil a partir de 2014”, alerta o especialista.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink