CI

Mato Grosso é líder da produção nacional de grãos, aponta IBGE

Estado é principal produtor de soja, milho, algodão e girassol


por

Com uma participação de 24,5% na produção nacional, Mato Grosso é líder na safra. Segundo o IBGE, a estimativa do estado é de aproximadamente 45,8 milhões de toneladas, 13,4% a mais que os 40,4 mi t no ano anterior.

Um dos destaques é o milho. Responsável por 24,8% da produção nacional, o estado passou o Paraná e virou líder da cultura. Somadas as duas safras, a estimativa é de 20 milhões de toneladas, 28% maior do que em 2012. 

Apesar de ter diminuído sua participação na produção nacional, o estado ainda é líder no cultivo da soja. Responsável por 28,8%, a estimativa é de 23,4 milhões de toneladas. Entretanto, devido a problemas com falta de chuva no início do ciclo e falta dela no final e com doenças e pragas, a produtividade caiu 5,4% sobre 2012.


Outra liderança, o algodão também teve queda, desta vez em área, produção e produtividade média. Com participação de 53% da produção nacional, o estado diminuiu 33% da área devido à baixa cotação do produto na época de plantio e teve queda de 3,9% do rendimento médio, derrubando em 35,9% o volume final.


Com 75,3% da participação da produção nacional, o estado também comanda o cultivo de girassol. Neste ano, o volume final deve ficar em 84,7 mil toneladas, 6,7% a mais que no ano passado. A área também teve aumento, 7,7% maior que em 2012.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.