Mato Grosso inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa

Agronegócio

Mato Grosso inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa

O Mato Grosso começou nesta semana a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a aftosa
Por:
3 acessos

Dono de um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, com cerca de 26 milhões de cabeças, o Mato Grosso começou nesta semana a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa. Nesta fase, serão imunizados 10 milhões de animais, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea). Para estimular a imunização do gado, o governo estadual vai investir R$ 32 milhões no programa de erradicação da doença neste ano.

De acordo com o presidente do Indea, Décio Coutinho, uma equipe formada por 750 técnicos de defesa agropecuária, 140 médicos veterinários e 57 engenheiros agrônomos está envolvida no trabalho de conscientização dos pecuaristas. O Fundo Emergencial de Febre Aftosa, disse Coutinho, contratou 72 vacinadores comunitários para realizar a vacinação nas pequenas propriedades. "Vinte por cento de todas as propriedades do estados serão fiscalizadas, ou seja, fiscais acompanharão o processo." Além da fiscalização, o estado veicula campanhas nas rádios, tv e distribui folhetos educativos.

No Mato Grosso, que tem o status de livre da aftosa com vacinação, a campanha de combate à doença é dividida em três fases. A primeira, em fevereiro, abrange animais abaixo dos 12 meses de idade. A atual destina-se ao gado com idade inferior a 24 meses e a terceira, em novembro, imunizará todo rebanho.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink