CI

Mato Grosso inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa

O Mato Grosso começou nesta semana a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a aftosa


Dono de um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, com cerca de 26 milhões de cabeças, o Mato Grosso começou nesta semana a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa. Nesta fase, serão imunizados 10 milhões de animais, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea). Para estimular a imunização do gado, o governo estadual vai investir R$ 32 milhões no programa de erradicação da doença neste ano.

De acordo com o presidente do Indea, Décio Coutinho, uma equipe formada por 750 técnicos de defesa agropecuária, 140 médicos veterinários e 57 engenheiros agrônomos está envolvida no trabalho de conscientização dos pecuaristas. O Fundo Emergencial de Febre Aftosa, disse Coutinho, contratou 72 vacinadores comunitários para realizar a vacinação nas pequenas propriedades. "Vinte por cento de todas as propriedades do estados serão fiscalizadas, ou seja, fiscais acompanharão o processo." Além da fiscalização, o estado veicula campanhas nas rádios, tv e distribui folhetos educativos.

No Mato Grosso, que tem o status de livre da aftosa com vacinação, a campanha de combate à doença é dividida em três fases. A primeira, em fevereiro, abrange animais abaixo dos 12 meses de idade. A atual destina-se ao gado com idade inferior a 24 meses e a terceira, em novembro, imunizará todo rebanho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.