CI

Mato Grosso poderá ter Certificação para a Neutralização de Carbono


Em visita a Cuiabá, na terça-feira (14/07), o representante da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias do Paraná, Éder Zanetti, esteve reunido com o superintendente do Instituto Ação Verde - Paulo Borges, buscando estabelecer parte do acordo de cooperação técnica, para que o Instituto Ação Verde seja um certificador de neutralização de carbono dentro de Mato Grosso.

Com a parceria, uma iniciativa inédita na região Centro-Oeste, o instituto receberá toda a metodologia para analisar e inventariar a emissão de carbono na atmosfera; estimar o seqüestro de carbono das árvores da região e neutralizar essas emissões. As primeiras análises já deverão ocorrer no início de 2010.

De acordo com Paulo Borges, “iniciamos uma nova etapa para um processo que complementa nosso ciclo de preservação do meio ambiente”. Deste 2007, com o projeto Verde Rio, o instituto vem realizando o levantamento sócio-econômico e ambiental das margens degradadas do rio Cuiabá. A partir daí os ribeirinhos recebem mudas de árvores nativas para a recuperação das matas ciliares. As mudas são cultivadas no viveiro da própria instituição e todo processo conta com a assistência técnica e o monitoramento do instituto.

Com a cooperação da EMBRAPA, o instituto auxiliará empresas e instituições na neutralização das emissões de carbono, oferecendo ainda as mudas de árvores nativas da região e formando um Banco de Crédito de Carbono dentro de Mato Grosso.

Para Éder Zanetti, o Instituto Ação Verde está de parabéns, pois “se situa numa arena bastante complicada entre produção e exigências ambientais e sem julgar causas, está se fixando numa solução, para um estado altamente produtivo”.

Aproveitaram também a visita , o CIPEM - Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira, a APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja e a FIEMT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, para buscar maiores informações sobre projetos e pesquisas que estão sendo desenvolvidas para a preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, em processos produtivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.