CI

Mato Grosso recebe exposição da raça Crioula

Evento ocorre durante exposição agropecuária em Campo Verde



O município de Campo Verde, no Mato Grosso, vai sediar uma etapa da Morfologia Passaporte da raça Crioula. A primeira exposição realizada no município vai ocorrer no Parque de Exposições Marco Antônio Esteves da Rocha, durante a 15ª edição da exposição feira agropecuária de Campo Verde (Expoverde). Os vencedores garantem vaga para a grande final do Campeonato Nacional de Morfologia que será realizado em setembro, em Esteio (RS), durante a Expointer.

A organização está a cargo do Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos. O presidente Luiz Fernando Silva Guerreiro informa que as inscrições já contam com pelo menos 60 exemplares da raça Crioula. "Para nós, como primeiro evento realizado, está sendo muito positivo, estamos muito contentes.A procura por inscrições foi muito boa", ressalta.
 
O cenário de crescimento da raça Crioula no Estado também anima Guerreiro. Desde 2010, com a reativação do Núcleo no Mato Grosso, o interesse pelo cavalo Crioulo tem estado em alta. A principal atividade do plantel em território matogrossense ainda é o laço comprido, mas muitos criadores estão utilizando no dia a dia do campo e também apostando na criação para participar de exposições. "A raça Crioula tem crescido bastante. Estamos tendo uma procura por animais e a expansão tem se demonstrado promissora", acredita.
 
Conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em 2013 a manada de animais da raça cresceu 10,3% em relação à 2012. O Centro-Oeste foi o maior destaque em aumento de plantel no ano passado com 4,9%, acima da média brasileira que foi de 3,4%.

Confira a programação
03 de julho de 2014 (Quinta-Feira)
8h - Admissão Morfológica
04 de julho de 2014 (Sexta-Feira)
8h - Morfologia Incentivo
9h - Morfologia Machos
13h30min - Morfologia Fêmeas
05 de julho de 2014 (Sábado)
9h - Grande Campeonato
12h - Almoço de integração dos criadores com entrega das premiações

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.