CI

MDA recebe pleito de produtores de arroz do Rio Grande do Sul

Arrozeiros reivindicaram melhorias na capacidade de produção e renda


O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Daniel Maia, intermediou reunião entre produtores de arroz do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA) na última terça-feira (26). Os arrozeiros reivindicaram uma ação do Governo Federal para garantir melhorias na capacidade de produção e renda do segmento. A solicitação foi feita por meio do presidente da Federarroz, Renato Rocha. Estavam presentes também o diretor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sílvio Farnesi e o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. Segundo dados da Federarroz, foi identificada uma queda constante do preço do produto no mercado desde o mês de setembro.

Segundo Daniel Maia, os dados apresentados mostram que, desde o dia 20 de setembro, o preço de mercado está abaixo do preço mínimo. “Isso é uma demanda que o setor traz para que o Ministério da Agricultura possa conduzir a execução de um instrumento de política de escoamento da produção para viabilizar o apoio na comercialização desse produto e, consequentemente, melhorar o preço de mercado. Acreditamos que na semana que vem haverá decisão do Ministério da Agricultura informando o setor sobre a execução ou não do PEP (Prêmio de Escoamento da Produção)”, afirmou o secretário-executivo..

Daniel Maia destacou que o MDA vai auxiliar na interlocução do Ministério da Agricultura com o setor, “a partir da preocupação e do contato que tem com o setor produtivo do Rio Grande do Sul”.

Foram apresentadas sugestões para viabilizar o acesso à linha de crédito de apoio aos produtores. Segundo Daniel Maia, o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt avaliou e entendeu que as sugestões são pertinentes. “Devem ser feitas propostas de alterações, para serem apreciadas pelo Conselho Monetário Nacional, que facilitem o acesso ao crédito por parte do agricultor”, informou Maia.

No final da reunião, Daniel Maia disse que foi firmado um compromisso entre o setor e o governo de voltar a se reunir para pensar na safra 2010/2011. “Vamos pensar nos instrumentos que são necessários ser feitos antes do plantio para o agricultor produzir e ter mais perspectiva no mercado”, completou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.