Mecanismo genético controla formas de frutas

DESCOBERTA

Mecanismo genético controla formas de frutas

Por: -Leonardo Gottems
61 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade da Geórgia (Estados Unidos) descobriu um mecanismo genético que controla a forma das frutas, legumes e grãos. Nesse cenpario, os resultados do estudo foram publicados em uma revista chamada Nature Communications.

Os pesquisadores descobriram no tomate que as células da planta são divididas em uma coluna ou fileira, o que determina a forma final da fruta, um mecanismo que os cientistas identificaram como similar em outras espécies de plantas, como melão, pepino ou batatas.  Eles também descobriram que o mesmo mecanismo controla a forma dos grãos de arroz e seus derivados.

De acordo com Esther Van Der Knaap, professora de horticultura e líder do estudo, "nós podemos explicar as formas de muitas frutas e legumes através de um mecanismo semelhante que descrevemos no tomate". Em um estudo anterior, a professora e sua equipe encontraram as sequências genéticas responsáveis pelo controle da divisão celular ou do tamanho das células.

Cada um dos genes dá uma pista de como os frutos serão, onde alguns afetam o tamanho e forma dos frutos nas fases posteriores do desenvolvimento, pouco antes de o fruto amadurecer, enquanto outros afetam a forma e tamanho muito antes mesmo da floração. Em seu último estudo, Van der Knaap encontrou conjuntos semelhantes de genes de controle de forma em outras plantas. Na batata, o gene que controla a forma do tubérculo está no mesmo local que o genoma que controla a forma do fruto do tomate.

“As descobertas sobre o controle genético da forma são vitais não apenas para os cultivadores de plantas, mas também para uma melhor compreensão da evolução e desenvolvimento da planta”, conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink