CI

Mecanismo natural controla perda da água das plantas

O mecanismo identificado pelos pesquisadores australianos é ativado quando o ambiente está seco


Foto: Pixabay

Cientistas da Australian National University (ANU) e da James Cook University (JCU) identificaram um mecanismo natural que ajuda as plantas a limitar sua perda de água, uma descoberta que pode ajudar a desenvolver culturas resistentes aos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, ao limitar a perda de água, a planta não vê seu crescimento ou rendimento da cultura afetado.

Conforme explica Diego Márquez, coautor do artigo publicado na  Nature Plants , as plantas perdem água continuamente pelos poros da superfície de suas folhas. Esses mesmos poros permitem que o CO2 entre nas folhas e são fundamentais para sua sobrevivência. Para cada unidade de CO2 adquirida, as plantas normalmente perdem centenas de unidades de água, e é por isso que as plantas precisam de muita água para crescer e sobreviver.

O mecanismo identificado pelos pesquisadores australianos é ativado quando o ambiente está seco, como em um dia quente de verão, para permitir que a planta reduza a perda de água com pouco efeito na absorção de CO2. O professor associado da JCU, Lucas Cernusak, sugeriu que o mecanismo que as plantas usam para fazer isso pode estar nas proteínas do portão de água nas membranas celulares dentro da folha, chamadas aquaporinas. Esta é uma solução eficaz para restringir o movimento da água para fora das células dentro da folha, permitindo que o dióxido de carbono se difunda para elas.  

Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção. Essas substâncias entram pelas raízes e seguem até o xilema, um tecido condutor que as transporta para todas as partes da planta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.